#Por mais Escrita Criativa, por favor - Parte I
Pois bem, hoje
a postagem é imensa; tentarei falar um pouco sobre o Festiva, que consistiu (afinal já aconteceu) em encontros com autores
jovens e publicados que fizeram/fazem pós-graduação em Escrita Criativa na FALE, Faculdade de Letras da
PUCRS. Segundo o Professor Assis Brasil, este é
o único curso de pós sobre o assunto no país. Pretendo apresentar
os autores e falar um pouco de cada dia do evento (que ocorreu a semana
inteira, do dia 02/09 ao 06/09).
1º dia (segunda-feira)
Assunto: A
Formação do escritor na prática - e na teoria; Entre oficinas, mestrados, leituras e saraus: escritores
debatem modos de aprimorar a escrita.
Moema Vilela:
Escritora
e jornalista, Moema é mestre em Estudos de Linguagens (UFMS) e em Teoria da
Literatura/Escrita Criativa (PUCRS). Organizou Vozes da Dança (2008) e Vozes do Teatro (2010),
perfis literários de artistas de MS, e publicou contos em revistas e na
antologia De
tudo fica um pouco (2011). Co-editora da revista Cultura em MS, é
doutoranda em Escrita Criativa (PUCRS). Trabalha com arte e comunicação desde
2000, como artista, produtora cultural, assessora de imprensa e em televisão
(TVE).
Eduardo Cabeda:
Formado em
Letras pela UFRGS e mestrando em Escrita Criativa pela PUCRS, Eduardo é
escritor, roteirista e diretor de cinema. Organizou obras, publicou romances
históricos e também um livro de poesias. Escreveu a peça Exército de Sonhos, na estrada
há 14 anos, com mais de 1,5 milhão de espectadores. Como roteirista assina
comerciais de TV, documentários, roteiro de longa e institucionais. Escreveu e
dirigiu o curta A
Livraria Vasquez e é cofundador
da produtora Santuário Filmes.
Reginaldo Pujol Filho
Publicou
Quero ser
Reginaldo Pujol Filho e Azar do
Personagem, ambos pela Não Editora. Também organizou a antologia Desacordo
ortográfico pelo mesmo selo. Tem
contos incluídos em coletâneas, jornais, revistas e sites literários. Já colaborou
com resenhas e ensaios para veículos como Suplemento Pernambuco, O Globo,
Bravo!, Zero Hora, entre outros. Possui pós-graduação em Artes da Escrita pela
Universidade Nova de Lisboa e é mestrando em Escrita Criativa pela PUCRS.
Melhor momento do dia: as dicas cedidas por
cada um dos escritores.
>> Encontre seu "coven" (grupo): o
bom de se inserir numa Oficina de Escrita é que você encontra pessoas do seu
mundo, que querem ler os seus escritos e que vão querer dar opinião, além de
compartilhar livros e autores maravilhosos contigo.
>> Crie metas: de nada adianta querer terminar um
livro ou um conto se você não praticá-lo, então nada de passar dias sem escrever,
e mais: obrigue-se a escrever. É claro que há dias que não
queremos reler nossas próprias palavras, ou dar continuidade aos capítulos,
porém é importante manter um ritmo e uma didática para que, no fim, a história
não se torne incoerente.
>> Experiencie as Oficinas: aproveite, caia de cabeça
e não deixe que a teoria te impeça de frequentar as aulas.
>> Tenha um autor que te inspire: isso ajuda no
enfoque, assim você conquista para si uma linearidade de estilo e não se perde
durante o processo de criação, ou de escrita. LEMBRE-SE: inspirar-se não é
copiar!
>> Apresente suas obras para pessoas que não estão
familiarizados contigo: elas podem ser bem mais críticas do que aquelas
com as quais você convive diariamente, pois estas têm a tendência de adorar
tudo o que você escreve. É bom mudar de críticos para ter um feedback mais
verdadeiro, já que nem todos, depois que seu trabalho for publicado, irão
apreciá-lo.
>> Entre nos debates de outros mundos: entre nos mundos literários de seus amigos; por exemplo, ajude-os a sanar um problema
com seus personagens. Isso estimula, também, a sua criatividade, pois você sai
da sua zona de conforto e da sua bolha de mundo.
2º dia (terça-feira)
Assunto: Liberdade do verso,
necessidade do poeta; uma reflexão sobre a técnica e a pulsão. Afinal, o que é
fazer poesia hoje?
Diego Grando
Poeta,
publicou Desencantado
Carrossel (2008), o livreto 25 Rua do Templo (2010)
e Sétima do
Singular (2012), todos pela Não
Editora. É doutorando em Letras pela UFRGS.
Natasha Centenaro
Dramaturga
e escritora, Natasha é mestranda em Letras – Escrita Criativa (PUCRS). Integrou
a coletânea do Prêmio
Lila Ripoll de Poesia 2010. Coautora de O Retrato de Laura, vencedor
do II Festival de Esquetes da CCMQ. Participou das comissões de jurados do
Prêmio Mais
Teatro Revelação e do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil. Colaborou
na dramaturgia de Sonhos [Im]possíveis. Autora de Até que a morte
nos separe ou o curso de casamento, a ser encenada em novembro de
2013.
Daniela Damaris
Mestre
em Teoria da Literatura (PUCRS), especialista em Ciências da Religião (UNISC) e
graduada em Letras (UNIFRA). Trabalha com revisão, edição e produção de textos
e livros. Autora de Lótus (poesia, 2010), Cais de cítara (poesia, 2011) e, no prelo, Mares de Siram (poesia, 2013), O som da folha quando cai (ensaio, 2013) e Balé pisanino (2014), além de participante de antologias.
Indicada, pela ARL, ao Prêmio Fundação Bunge de Crítica Literária.
Por motivos acadêmicos, não pude estar
presente neste dia, porém decidi manter o cronograma para aqueles que apreciam
a poesia (confesso que eu não sou seduzida facilmente por ela).
3º dia (quarta-feira)
Assunto: Alguns meios para a
legitimação do artista; A experiência de
jovens autores em concursos e editais que movimentam o sistema literário.
Guilherme Castro
Nasceu
em Santa Vitória do Palmar (RS), em 1979. Radicou-se em Porto Alegre em 1996.
Formou-se em Direito (PUCRS) e atua na Agência Nacional de Saúde Suplementar
como Especialista em Regulação. Escreve contos. Participou das oficinas
literárias dos escritores Charles Kiefer e Luiz Antônio de Assis Brasil. Menção honrosa
no 24º Concurso Internacional de Contos de Araçatuba (2010), vencedor do 21º
Concurso de Contos Luiz Vilela (2011). Mestrando em Escrita
Criativa-PUCRS.
Patrícia Silveira
Doutoranda
no curso de Escrita Criativa pela PUCRS. Mestre em Teatro pelo Programa de
Pós-Graduação em Teatro (PPGT) (2012), da Fundação Universidade do Estado de
Santa Catarina. Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade
Federal do Rio Grande (2005) e Bacharelado em Turismo na Universidade Federal
de Pelotas (2004). Vencedora da segunda edição da Bolsa Ivo Bender de
Incentivo à Criação Dramaturgica, concurso promovido pela Secretaria
Municipal da Cultura de Porto Alegre e Instituto Goethe, em 2012.
Natalia Borges Polesso
Nascida
em 1981, é escritora, professora, tradutora (e amadora). Mestre em Letras,
Cultura e Regionalidade pela UCS e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS.
Autora premiada em concursos literários, tem contos publicados em jornais,
revistas, blogs e portais de literatura. Em junho de 2013, via lei de incentivo
à cultura (Financiarte), publicou seu livro de estreia, Recortes para álbum de fotografia sem gente.
Mantém um blog chamado A Inércia de Alice.
Momento importante do
dia: as dicas de sites que
disponibilizam concursos literários e editais.
4º dia (quinta-feira)
Assunto: A distância não
existe para quem ama a literatura; mudar de
cidade, deixar o emprego, largar tudo: um papo com autores que cruzaram o país
para estudar Escrita Criativa.
Patrick Holloway
Duplamente
diplomado com láurea em Literatura e Jornalismo pela University of Stirling
(Escócia) e pela University of Wilmington at North Carolina - UNCW (Estados
Unidos). Mestre com distinção em Escrita Criativa pela University of Glasgow.
Doutorando em Escrita Criativa na PUCRS, onde trabalha em tese sobre linguagem
e identidade através da poesia. Tem poemas publicados em múltiplas revistas,
como 'Poetry Ireland Review', 'New Voices Press', 'New Writing Scotland' e
'Irish Examiner USA'. (nota: seus poemas são escritos em três línguas: português,
inglês e irlandês).
Luís Roberto Amabile
Em
2009, quando era jornalista na grande imprensa em São Paulo, Luís folheou ao
acaso a revista Bravo!. E leu sobre a oficina do Assis Brasil. O título da
reportagem era “O forjador de escritores”. Resolveu então se mudar para Porto
Alegre e se forjar escritor. Cursou a oficina, depois o mestrado em Escrita
Criativa e agora se doutora em Teoria da Literatura. Teve contos e peças
publicados no Brasil, em Portugal e na Espanha. É autor de O amor é um lugar estranho (Grua
Livros, 2012).
Vanessa Sila
Formada
pela PUC/POA em Letras - Tradutor Intérprete, fez também especialização em
Literatura Brasileira pela PUCRS. Estudou Poesia com o Prof. Armindo Trevisan,
a Oficina Literária com o Prof. Assis Brasil e três meses com Cintia Moskovich,
sobre leitura. Participou da Oficina de crônicas com Ivette Brandalise e da
oficina do Prof. Charles Kiefer. Livros publicados: Tempo Encantado, Nuances? Alguém
morre no final, Nanoescritos, Cronicando. Em outubro, lança Nanotempo,
no prelo.
Melhores momentos do dia: Patrick falando português num sotaque irlandês muito
bonitinho (mas impossível de não rir, eis a verdade), Patrick dizendo que
escreve "bêbado" (depois de algumas doses de uísque), Patrick sendo
enfático sobre o contraste social tão evidente no Brasil.
5º dia (sexta-feira)
Assunto: O que não é dito em sala de aula; Novos aspectos de
mercado, de gêneros, o escritor profissional e os desafios de fazer literatura
no século 21.
Davi Boaventura
Soteropolitano
nascido em 1986, Davi é escritor e jornalista, graduado pela Universidade
Federal da Bahia. Além de contos em revistas do Brasil e no site português
Letrário, publicou, em 2012, a novela Talvez Não Tenha Criança no Céu, pelo selo
Virgiliae. Escreve crônicas para o blog coletivo O Purgatório e é colunista do Blog de
Literatura do portal iBahia, veículo de entretenimento da Globo.com em Salvador.
Rodrigo Rosp
Nasceu
em 1975 e vive em Porto Alegre. Fez pós-graduação em estudos linguísticos do
texto na Ufrgs e cursa mestrado em escrita criativa na PUC. É escritor e editor
da Não Editora e da Dublinense. Lançou os livros de contos A virgem que
não conhecia Picasso (2007), Fora do lugar
(2009), Fingidores
(2013) e organizou a antologia de contos cinematográficos 24 letras por segundo (2011),
todos pela Não Editora.
Juliana Grünhäuser
Graduada em Letras (2008) pela UFRGS, possui experiência no
âmbito de língua portuguesa como docente nas disciplinas de português
(gramática) e redação. Mestre em Teoria Literária (2011), no eixo da Escrita
Criativa pela PUCRS, foi redatora e editora do informativo da Faculdade de
Letras (Notícias Fale). É doutoranda de Escrita Criativa na PUCRS.
Melhor momento do dia: conselho sobre a (não) auto-publicação e a conversa que tive
com a Moema e o Luís Roberto para a minha reportagem para o Editorial J (redação
da Famecos na qual estou estagiando); ambos foram muito simpáticos e atenciosos.
P.S.1: todas as informações
sobre os autores e as fotos foram tiradas da página do Facebook do evento.
P.S.2: só eu achei que o Patrick lembra o Ezra de PLL? Pessoalmente mais ainda, HAHA.
P.S.2: só eu achei que o Patrick lembra o Ezra de PLL? Pessoalmente mais ainda, HAHA.
~*~
Pessoal, sei que o post está GIGANTE, mas eu não queria reparti-lo em um monte de partes; espero que tenham se identificado com o tema, ao menos. Não deixem de comentar, ok?
~*~
Keep Writing, Nina.
mundodanina@gmail.com
Bacana!
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