#Retrospectiva literária de 2014
O SORTEIO DE NATAL ainda está rolando, quer participar? Clique AQUI e BOA SORTE!
________________
Eu vi essa postagem no blog da Ruh (Perplexidade e Silêncio) e não me aguentei em copiar! Já faz um tempo que estou à procura de Awards Literários para o blog no qual colaboro, o Livro & Neblina, mas o máximo que encontrei foi o Oscar Literário. Então, resolvi que, aqui, eu postaria a Retrospectiva, porque há categorias "mais legais".
1. Melhor livro infanto-juvenil
Extraordinário, de R. J. Palacio, foi a primeira leitura que fiz em 2014 e que, com certeza, se tornou um dos meus preferidos. Narrado por um garotinho de 10 anos que sofre de uma doença e que tem que superar seus medos. Uma leitura completamente tocante, que lhe dá esperança e lhe deixa marcar sentimentais. Não dá para esquecer dessa lição de vida!
2. Melhor livro de ficção
Eu sei, vocês devem já estar enjoados de ver esse livro citado aqui, mas não posso fazer nada. Com certeza, foi a leitura do ano que mais vou carregar. Não consigo tirar essa história da cabeça e acho que nunca conseguirei. Ainda tenho esperanças de ter esse exemplar na minha estante!
3. Melhor livro de fantasia
Sou super fã da Meg Cabot e assim que lançou essa nova série dela, eu corri para comprar o primeiro. Mais uma vez, ela provou o porquê é uma escritora incrível! Misturando realidade com mitologia, ela tem nas mãos uma potente história de tirar o fôlego!
4. Melhor série literária
Desde Harry Potter que eu não sentia aquele frenesi de ler uma série de fantasia e fiquei muito feliz por descobrir esse novo mundo, pois, além de toda a magia contida, é possível também aprender sobre questões religiosas e históricas. A Lenda do Rei Arthur é uma das histórias que mais gostei de ler e foi incrível saber mais sobre ela nessa série.
5. Meu texto preferido
Vish, uma questão bem difícil. Escrevi muitos textos neste ano, cada um de um jeito e de um tema diferente, pois dependia muito do meu estado de espírito. Fico entre três: My poor heart aches, Aprenda a parar de chorar pelo seu coração e Na dúvida, leve seu guarda-chuva. Cada um deles tem propostas e lições bastante diferentes e são os três que mais me marcaram.
6. Descoberta da blogsfera
Não posso citar só um blog, desculpe. Vou ter que citar dois. O primeiro é o da Karla, que conheci no universo das fanfics e que, posteriormente, se tornou minha amiga. O Livro Arbítrio é um dos blogs que mais amo visitar, pois é repleto de literatura. O que mais gosto lá é que a Karla não se limita a falar de um só tipo de literatura, portanto tem um conteúdo bastante diversificado. O segundo é o da Ruh (que fez essa postagem). O que mais amo no Perplexidade e Silêncio é que ela diz muito sobre si mesma através dos livros que lê e, exatamente como a Karla, não fala de um só tipo de literatura. Sem falar que a Ruh é muito autêntica nas postagens e foi exatamente por isso que nos tornamos amigas.
Love,
Nina ❤
Ai, meu Deus, que honra! A recíproca é verdadeira! <3
ResponderExcluirAdoro seus textos, tanto os que vc escreve pro blog como suas fics, e obrigada por dizer que o LA é diversificado; eu faço realmente algo que possa capturar a atenção do maior número de pessoas que eu conseguir :D Amei a retrospectiva ( já deu vontade de copiar tb hehehe).
Ainda não conhecia os blogs, bem, vou conhecê-los agora rsrs.Ainda não li nenhum dos livros que citou, mas venho cobiçando "Extraordinário" já tem um tempinho.
ResponderExcluirhttp://eueminhacultura.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirConheci seu blog por outro hehe, parabéns, amei ele XD
Eu não li nada da Meg e espero amar Extraordinário e o livro de Salinger rs.
Gostei bastante da Tag e vixe! Não escolheria um só também não viu? rs.
Seguindo flor, beijos e ótimo fim de semana!
De tudo um pouco
Oi Nina, como vai?
ResponderExcluirAntes de mais nada, adorei a ideia desse post!
Fiz algo parecido ano passado, e que pretendo reprisar este ano. A que faço é um pouco mais detalhada, mas está sendo também mais difícil de fazer, já que não li muita coisa diferente esse ano, hehe.
Dos livros da sua lista, li apenas Extraordinário e achei... extraordinário! Muito amor <3
Um abraço,
http://www.winterbird.com.br
Ooooi florzinha do campo! Estava ansiosa por essa sua postagem, hehe
ResponderExcluirO livro "Extraordinário" está aqui na estante de casa já faz um tempo, mas ainda não me atrevi a ler. Meu namorado leu e não gostou muito (não odeie ele, please), e isso acabou me influenciando. Mas agora você o escolheu e estou aqui, toda trabalhada na bipolaridade "ler ou não ler, eis a questão".
Sobre "O Apanhador" e "Brumas", acho que nem preciso tecer comentários, né?! ♥ ♥ ♥
E Meg Cabot, nunca li! Agora que você mencionou ela aqui, me bateu uma curiosidade.
Enfim, obrigada por citar o Perplexidade! Fico muito contente que tenhamos nos encontrado nesse mundão enorme que é a internet e você já é uma querida no meu coraçãozinho, petit chérie. ♥ ♥
Nossa, que bom que houveram livros que vc considerou como melhores, só te vejo criticando tudo :)
ResponderExcluirBjs
http://a-libri.blogspot.com.br
Oi, tudo bem Nina?
ResponderExcluirA primeira vez que ouvi falar de O Apanhador no Campo de Centeio foi no livro As Vantagens de Ser Invisível (pelo menos eu acho que foi ali), e fiquei curiosa em relação a ele. Tenho vontade de lê-lo, mas até agora não fiz nada para conseguir o livro. Deixo ele para o ano que vem.
Também tenho bastante interesse em As Brumas de Avalon, principalmente por terem várias promoções da série no Submarino. Na Black Friday acabei comprando outra série do rei Artur, As Crônicas de Artur, do Bernard Cornwell. Mas um dia ainda pretendo ler a série citada.
Beijos
Leitores Forever
Oi Nina! *-*
ResponderExcluirMeg Cabot é fera, esse ano li muitos Livros dela e cada vez me divirto mais! Como eu dou risada lendo as história dela!
Abandono eu ainda não li, mas claro que está na minha lista de desejado assim como todos os outros Livros dela! <3
E Você citou um Livro que estou muito curiosa para ler O Apanhador no Campo do Centeio!!!!!
Beijinhos e até! ^^
http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Oi, Nina!! :D
ResponderExcluirRetrospectivas literárias são tão incríveis! De verdade, é tão incrível parar para pensar em todos os livros que lemos, autores maravilhosos que conhecemos, personagens pelos quais nos apaixonamos... É quase um filme! xD
Infelizmente, não li nenhum dos livros da sua lista, mas "As Brumas de Avalon" e "Apanhador no Campo de Centeio" estão na minha lista para o ano que vem! Já estou muito ansiosa para ler, mas as suas palavras sobre eles me deixaram ainda mais curiosa! :D Vamos ver como será!
Um grande abraço,
Ana Carolina Nonato
Blog Seis Milênios
http://seismilenios.blogspot.com
Muito boas suas leituras de 2014 , em breve também farei no meu blog os melhores e os piores livros de 2014.bjs
ResponderExcluirhttp://leiturasdamary.blogspot.com.br/
Oi, Nina! Como vai?
ResponderExcluirAdorei sua retrospectiva! Queria fazer algo do tipo no meu blog, mas zZzzZZZzzZZzzZ, para mim esse ano não foi dos melhores na perspectiva literatura. Pela primeira vez li livros dos quais não gostei e li pouco, argh!, combinação péssima. Enfim, eu quero muuuuito ler Extraordinário, e, nossa, As Brumas de Avalon deve ser uma série muito ótima mesmo. O Apanhador... ah... não sei, nunca me interessei muito pela história, e sobre a Meg, sou super curiosa para ler os livros dela, entretanto ainda não tive a oportunidade. Irei ler os seus textos - parabéns, você é muito boa com títulos! <3 - e irei visitar os blogs citados. Minha interação com blogueiros foi uma das melhores coisas que fiz esse ano!
Beijinhos,
Karol.
http://heykarol.blogspot.com.br/
Extraordinário sempre vai ser um dos melhores livros, pois a lição que esse livro ensina é sem igual. <3
ResponderExcluirParabens pelo blog, por aqui é tudo bem lindo, já ganhou uma seguidora!
http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/
Quero muito ler As Brumas de Avalon e O Apanhador no Campo de Centeio, quem sabe em 2015? hahaha
ResponderExcluirAdorei seu blog, seguindo ;))