#Resenha de livro: Sombras da Primavera
No final do semestre passado, eu entrei no book tour de Cores de Outono (resenha aqui) e de Sombras da Primavera, da autora Keila Gon, Recebi o segundo livro há alguns dias, mas pelo final de ano estar completamente doido, terminei-o somente hoje.
Título: Sombras da Primavera
Autora: Keila Gon
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 461
★★★★★
Foi impossível não ler este segundo livro sem "comparar" com o primeiro, pois lembro que fiquei um pouco decepcionada com Cores de Outono e até estava um pouco desanimada para ler Sombras da Primavera por causa disso. Ainda assim, devo dizer que ele superou totalmente as minhas baixas expectativas. O começo do enredo ainda tem o ritmo repetitivo das ações do primeiro volume, como as brigas desnecessárias e uma espécie de "ciclo" infindável. Parecia que a história não seguiria caminho nenhum divido a isso. Esse início ainda é bastante pautado pelo romantismo (mesmo que bastante equilibrado) e conversas sobre o futuro do casal, Melissa e Vicent.
Mas qual não foi a minha surpresa ao perceber que, apesar dessa repetição, havia uma história de verdade a ser contada. Melissa e Vicent estão apaixonados e os planos que fazem são bastante corriqueiros entre casais; a vida segue conforme a normalidade, até que, em uma das viagens pelas sombras que ambos fazem, o poder de Vicent começa a esmorecer - e tudo indica que isso envolve Melissa. A princípio, o conselho acha que pode ser somente uma armadilha, já que o mundo mágico tem vários embates entre os seres. Mas acontece algo totalmente imprevisível em seguida: Vicent é atacado e desaparece.
É a partir daí que a história realmente começa e, devo dizer, se fez de forma bombástica e muito bem arquitetada, pois me pegou completamente desprevenida e me fez reconsiderar todas as minhas antigas opiniões. Não dá para contar mais do que isso do enredo, senão seria um spoiler gigantesco, então vou prezar por falar de coisas específicas, como por exemplo, o fato de, finalmente, acontecer o protagonismo da personagem principal, a Melissa. O primeiro livro foi quase que inteiramente focado em quem era Vicent e o que ele escondia, enquanto este segundo, para o meu profundo alívio, cumpriu com o seu papel de sequência, desenvolvendo outros plots e oferecendo um novo, digamos, material ao leitor. O fato de Melissa, finalmente, estar no papel que lhe cabe, como a verdadeira protagonista da história, me deixou muito feliz, pois, apesar de a evolução da personagem ser sutil, suas características mencionadas no primeiro livro começaram a serem testadas e emergidas. Então, o trabalho que a autora fez em cima de Melissa me conquistou muito, em especial porque a moça se desapegou de várias atitudes e pensamentos que, antes, me deixavam com a sensação de que ela era um paradoxo mal formulado.
Pelo fato de a narrativa focar mais em Melissa, os outros personagem mais corriqueiros de sua família ficaram, mais uma vez, de lado. Ainda assim, devo comentar que o pequeno plot de Melissa e seu amigo Artur, mesmo que pudesse soar cliché para alguns, me deixou bastante satisfeita. O aparecimento de novos personagens me agradou muito, pois entendi que todos, sem exceção, foram importantes para comporem o primeiro plano e o plano de fundo da história. Todos muito bem escritos, aliás. O mundo mágico, mais uma vez, me deixou encantada e muito animada. A narrativa desse plot se embrenhou um pouco mais no obscuro e nas traições, o que deixou tudo ainda melhor. Essa continuação ganha tons mais maduros, o que me deixou muito satisfeita. E, por maturidade, não há como não elogiar a escrita incrível da autora: nem muito rebuscada, nem "pobre" demais. Simplesmente, exatamente do jeito que gosto.
“A ilusão me cegou. Ela estava me levando para um precipício e tinha medo de não sobreviver à queda. Suspirei longamente... ainda assim, por mais definitivo que fosse, jamais deixaria de amá-lo. A lembrança desse amor seria para sempre uma sombra em meu coração. E dela eu jamais me afastaria”.p. 298
Posso dizer com toda a certeza do mundo que espero muito, muito mesmo, a continuação. O que mais amo em livros é justamente essa capacidade de eles nos surpreender e Sombras da Primavera fez exatamente isso comigo. Só devo parabenizar a autora pelo amadurecimento da história :)
O terceiro livro, Luz de Inverno, sairá em breve.
Love, Nina :)
Oi Nina!!!!
ResponderExcluirAIMEUDEUS!!!!! Fico tão feliz por Sombras ter superado suas expectativas!!!! Vc não acredita como desenvolvi várias emoções enquanto lia sua resenha! Muito obrigada mesmo! Por tudo! Aguardamos ansiosamente Luz de Inverno!
Bjo bjo^^
www.livrosdeelite.blosgspot.com
Obrigada pela resenha Nina, fico muito feliz que tenha gostado da sequência de Cores. Espero que Luz esteja a seu gosto também. Beijos
ResponderExcluirOiiii, adorei a resenha do livro, achei incrível e quero dizer que quero muuuuito já, não conhecia,m direito, só vi outras pessoas e blogs comentando, e ameeeeeei.
ResponderExcluirBeijão
Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br
UOU! Realmente é bom quando uam obra nos anima assim, vc lê o primeiro dah umas moedinhas e de repente a sequência te arrebata. Acho que com seriados essa ideia é mais nítida kkkk..
ResponderExcluirGostei bastante da resenha e sucesso para a autora no próximo livro! ;)
Olá! Que bom que a sua experiência de leitura com esse livro foi mais positiva. É ótimo quando uma sequência consegue nos surpreender e dá a sensação de que realmente há mais história para contar, e não apenas enrolação. Legal que a autora soube desenvolver bem as histórias e personagens. Beijos!
ResponderExcluirOi Nina.
ResponderExcluirÓtima resenha.
É tão ser surpreendida positivamente com uma leitura né.
Ainda não conheço os livros da autora, mas a história parece ser interessante.
Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/
Nina lindona eu amo essa trilogia da Keila, adoro os personagens, acredito que nesse segundo volume Melissa amadureceu um pouco, pois concordo com você as brigas constantes irritam, mesmo assim meu amor por Vincent continua firme e forte kkkk. Estou doida pelo próximo livro. Fico feliz que a leitura te surpreendeu de maneira positiva. beijos
ResponderExcluirJoyce
http://www.livrosencantos.com/
Hello Nina tudo bem, série que não gostou de Cores, eu adorei, eu abstraio as brigas desnecessários que as vezes acontece na trama e foco no ponto mais importante do livro, eu ainda não li Sombras, mas Keila avisou que vamos nos surpreender assim como vc destacou na sua resenha, e de acordo com os pontos detalhados na resenha creio que vou gostar, portanto chegar de enrolar a leitura desse livro. Obrigada pelo o empurrãozinho.
ResponderExcluirBjkas
Não sou muito fã de livros nesse estilo fantasioso, gosto de histórias mais reais, então não leria :/
ResponderExcluirBjs, Isa
http://pausaparaconversa.blogspot.com/
Acho maravilhoso ler livros que a protagonista toma pra si o seu papel. Pois se não adianta nada trazer mulheres como protagonistas se elas continuarem a depender dos mocinhos. Não conheço a trilogia, só por resenhas. confesso que sua resenha me deixou curiosa para saber como se ocorre o desenvolvimento dessa narrativa.
ResponderExcluirBeijos!
Que linda essa premissa!! Acho que é a primeira resenha que leio desse, mas já li do primeiro. É tão bom quando o livro supera nossas expectativas não é? e pelo visto você gostou basante da leitura! Fiquei curiosa com a estória...
ResponderExcluirAmei a resenha.
Beijo
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirParece ser um livro bem legal, tem uma capa muito bonita com um clima assim meio sombrio.
Amei o post, parabéns.
Bjs da Mary
http://leiturasdamary.blogspot.com.br/
Oiiie
ResponderExcluirParece ser uma ótima leitura, sempre quis ler a autora, mas ainda não tive oportunidade, ótimo saber que curtiu tanto, espero gostar tanto quanto você quando ler[
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi! Eu nem tinha me ligado que era sequência de livro sabia, bem ai vemos a evolução da autora em um segundo volume, cada vez mais evoluindo e aperfeiçoando a leitura.
ResponderExcluirhttp://k-secretmagic.blogspot.com.br/
Xoxo
Desde que vi a divulgação desse livro, já estava com vontade de ler, com sua resenha, isso só aumentou, pena não ter lembrado dele na hora das copras do mês :(
ResponderExcluir