#Top 5: quotes literários pt. I
O Top 5, finalmente, voltou. Por um tempo, acabei me esquecendo dessa coluna, mas, organizando meus livros, me dei conta que marco muitos quotes. E que isso renderia alguma coisa para cá.
1. Do livro Fragmentos, de Caio Fernando Abreu
A verdade é que eu penei demais para encontrar um único quote do Caio. Já li três obras completas dele e, a cada uma lida, me encontro em infinitas encruzilhadas para encontrar o trecho com o qual mais me identifico. Escolhi este, pois ele é curto, direto e incrivelmente verdadeiro. A vida para Caio era doída e sinto que ela me dói também. E a morte - términos, adeus, abandonos, recomeços, partidas - é sempre o final da linha e o que mais tentamos nos distanciar. Sinto a morte todos os dias, por inúmeros motivos e, ainda assim, existe algo de inspirador nela. Ela não me dói tanto quanto a vida, porque, às vezes, temos de morrer pra saber que estávamos vivos.
2. Do livro Fake, de Felipe Barenco
Um dos livros queer que mais me surpreendeu, por conseguir desconstruir vários padrões, pensamentos e "perfeições". Esse quote marca, inclusive, todo o propósito do enredo e é tão gracioso, que é impossível não o ler e não se identificar. Porque quantas vezes fingimos não sentir nada quanto ao amor - ou qualquer outro sentimento - e resolvemos camuflá-lo para não nos machucar (e/ou machucar o outro)? Ele lembra a todos nós que nos esconder é muito pior, porque ninguém vai conseguir descobrir quem somos e o que queremos.
3. Do livro Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael
Li este livro há muito tempo, mas encontrei-o na minha estante e abri justamente na página marcada com este quote, que, na época, lembro que também foi o meu preferido. É uma pergunta bastante simples, mas que reflete no leitor aquela incapacidade momentânea de não conseguir decidir o que queremos ou o que faremos. Muitas vezes, temos inúmeras escolhas, mas talvez pelo desespero acreditamos que não temos nenhuma - ou que nenhuma é realmente viável. Além do mais, este quote me lembra demais um verso da música Poison & Wine, da banda The Civil Wars, que diz: I don't have a choice, but I'd still choose you. Eu simplesmente amo do fundo do meu coração esse verso e essa música, porque me lembra que sempre temos escolhas e que não fazer nada é sempre a pior opção.
4. Do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J. K. Rowling
Harry Potter me ensinou grande parte das lições do começo da minha adolescência e este quote é um daqueles que sempre carrego em momentos ruins. Ele me faz refletir sobre esperança e sobre como, às vezes, queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito, sem nos dar conta que tudo tem o seu curso natural - e que, irrevogavelmente, o que deixamos ir, ou perdemos reaparece um dia, de algum modo. Dito pela Luna Lovegood (♥), com certeza, ele reflete aquele raiozinho de luz em momentos obscuros.
5. Do livro Quem é Você, Alasca?, de John Green
Este livro, depois de uma releitura, se tornou o meu preferido do autor, pois o propósito dele é inquietante e muito reflexivo. Este quote foi o que mais me marcou, a ponto de eu o ter decorado. Mais uma vez, reflete muito bem como me sinto. Às vezes, sinto tanto que, realmente, meu corpo sente igual, como se eu tivesse levado uma surra. O eufemismo, muitas vezes, não é totalmente aplicado enquanto vivência quando algo me dói.
_
#Para ler os outros TOP 5: AQUI.
Love, Nina :)
Tds os quotes são tão lindos, tão significantes! Luna <3! Walk on, miga! Walk on!
ResponderExcluirOi gostei dos quotes, principalmente de Harry Potter e Quem é Você, Alasca?. Acho bem legal essa ideia de trazer quotes literários, e gostei da ideia da postagem, acho que vou copiar, posso?
ResponderExcluirbjus
<3 essa do HP me faz chorar até hoje.
ResponderExcluirRuh Dias
Esse Top 5 ficou muito bom! Gostei muito do quote do livro Fake e vou procurá-lo já! Quero saber como são desconstruídos os padrões nesse livro! Obrigada pelas dicas! Bjss
ResponderExcluirLeitora Compulsiva
http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/
A de HP e a de Quem é Você Alasca? foram as que mais gostei ❤❤
ResponderExcluirTodos os livros de HP são repletos de quotes quotes maravilhosooooos, os do John Green também tem um melhor que outro.
Beijoos!
www.estantemineira.blogspot.com
curti o top 5 de quotes, e a que mais amei foi a de Caio Abreu, claro *--* <3
ResponderExcluirEu já li Fragmentos, é um livro maravilhoso...
bjs ^^
Nina, só conhecia o quote de HP.
ResponderExcluirAchei o primeiro quote incrível!
Adorei o top.
Lisossomos
"O cérebro entende a rejeição como uma dor física": vi em algum lugar dessa internet linda um artigo com esse título. Bem, eu acredito que não só a rejeição é compreendida como uma dor física. Às vezes, dói como uma surra, mas depois passa.
ResponderExcluirAinda não ouvi falar do livro "Fake". Amei o quote desse livro <3 Dá até pra fazer uma relação com o último quote da lista. Esconder seu verdadeiro eu é tão doloroso quanto uma surra. Lembrei de uma fala da Nomi, personagem da série Sense8: "A verdadeira violência, a violência que eu percebi que era indesculpável, é a violência que fazemos com nós mesmos, quando temos medo de ser quem realmente somos".
Abraços,
Karina do blog Eu e Minha Cultura.