#Playlist: Vanguart e The Oh Hellos
A última Playlist foi sobre, exclusivamente, música britânica. Mas, na de hoje, vou misturar indie rock nacional e folk rock/indierock norte-americano. De forma geral, eu sempre fui muito "alternativa" e os gêneros que mais escuto são, realmente, indie e folk, sempre híbridos ao rock.
Talvez alguns já conheçam o Vanguart, pois a partir de 2007, eles começaram a ganhar destaque nas emissoras televisivas e em festivais musicais, como a Virada Cultural. Foi o Hélio Flanders (vocalista e violonista), em 2002, que fundou a banda, em Cuiabá. Nascido como um projeto solo de Hélio, a banda gravou discos e EP's (o EP Before Vallegrand foi o primeiro registro como banda. Mas foi apenas em 2007 que o primeiro álbum nasceu, de nome homônimo (Vanguart). Não sei ao certo quando os conheci, mas foi somente no comecinho do ano passado que, enfim, escutei as canções deles. Até então apenas tinha ouvido falar deles. Os dois álbuns mais recentes (Boa parte de mim vai embora e Muito mais que o amor) são os meus preferidos. As letras significam muito para mim, por diversos motivos, e encantam pela poética e delicadeza. A sonoridade é bastante harmônica - dá para ouvi-los em qualquer hora do dia, independentemente do que você está sentido. Há músicas mais animadas, como Desmentindo a despedida, Se tiver que ser na bala vai, Semáforo, O que a gente podia ser e Mi vida eres tu, assim como lentas, à exemplo de A escalada das montanhas de mim mesmo, Antes que eu me esqueça, Nessa cidade e Olha pra mim. As minhas queridinhas são Demorou pra ser, Estive, Eu Sei Onde Você Está, Meu Sol, Pra Onde Eu Devo Ir e Pelo amor do amor por motivos de: são bem mais melancólicas do que as lentas e têm mais significado para mim. O que mais gosto no Vanguart é que sempre existe um verso de alguma canção que sei que vai me fazer ganhar o meu dia, ou então me ajudar a seguir em frente. Basicamente, eles me fazem sorrir bastante, às vezes, chorar - porque sempre faz parte :)
Tyler e Maggie são irmãos que, em 2011, no Texas, fundaram a The Oh Hellos. O Tyler, desde 2007, já escrevia músicas e lançou 3 álbuns. Só que, depois de ambos escreverem uma música para a mãe, perceberam que davam certo musicalmente e a banda aconteceu. O primeiro EP foi lançado no primeiro ano; hoje, somam 4. O estilo deles é o folk rock e indie rock, de ritmos diversos dependendo dos instrumentos utilizados - mas, quase sempre, é algo animado. Eles se alternam nos vocais em algumas canções, outras são solos de um deles, mas como a maioria tem momentos pra cima, com refrões em entoação, é comum que cantem juntos. Ambas as vozes são viciantes e deliciosas, graves, mas que combinam perfeitamente com o gênero musical.
Eu não consigo fazer uma seleção reduzida das músicas que mais gosto deles, sinceramente. As que raramente ouço - as que pulo mesmo - são muito poucas. Então, vou separá-las em alguns grupos:
#Animadas: Eat You Alive, I Was Wrong (a letra, entretanto, me faz querer chorar), In Memoriam (apesar do começo e a melodia enganarem um pouco, a música levanta bastante o astral depois de um tempo), Lay Me Down e Like The Dawn são duas super queridinhas em termos de melodia e ritmo, MVMT (II e IV), Second Child, Restless Child, Soldier, Poet, King, The Truth Is a Cave (lembra muito Hey Ho, The Lumineers), Where Is You Rider? (lembra bastante Top To The World, Imagine Dragons), The Valley (que tem tom de hino) e Bitter Water.
#Lentas: I Have My Mistakes, MVMT I, Pale White Horse (é bastante sombria e sempre que a ouço lembro do filme O Labirinto do Fauno).
#Instrumentais: Danse Macabre é animada e lembra muito um tango e In the Blue Hours of Morning tem um tom meio celestial e non-sense, mas que é viciante.
Minhas duas eternas preferidas são Dear Warmwood, porque foi a primeira canção que escutei da banda e que levo como um segundo hino pra minha vida e Hello My Old Heart, pois a letra significa muito para mim e o ritmo, apesar de mais lento, me conquistou bastante.
O que mais amo neles é que é impossível não ficar feliz ao escutá-los. É sempre uma ótima opção ao acordar o/
//
Espero que tenham gostado dessas dicas musicais e espero que vão atrás das bandas :)
Love, Nina :)
Oiii Nina, tudo bem?
ResponderExcluirSou completamente apaixonada por Vanguart e adorei a dica da postagem <3 cada música sabe tocar a gente de uma maneira surpreendente.
Beijinhos
Não conhecia Vanguart, mas The Oh Hellos o Spotify já me sugeriu uma vez e ó: <3 <3 tem uma pegada de Old Daisies que aquece o coração. Essa I Was Wrong já favoritei pra vida, e The Truth is a Cave não conhecia mas AMEI
ResponderExcluiraff nina, playlist é bom demais, por favor faça mais!
O MUNDO PRECISA DISSO
Linda, como amo esse blog e você
Sei que não falo isso sempre porque sou UMA PÉSSIMA LEITORA (fantasma) mas eu tô sempre aqui e enviando amor!
Beijo
www.horinhasdedescuido.com
Oie, tudo bem? Eu não conhecia as bandas, mas gostei do estilo e vou ouvir mais músicas <3
ResponderExcluirOi Nina, não conhecia a Vanguart, mas gostei de poder conhecer algumas de suas músicas. Obrigada pela oportunidade.
ResponderExcluirBjs Rose
Olá Nina, adorei sua postagem! Não conhecia muito bem as bandas, mas valeu a dica.
ResponderExcluirAbraços
Olá, tudo bem?
ResponderExcluircompletamente leiga, não conhecia as bandas. Mas já anotei a dica para ouvir e ver se vou curtir. Gosto de dicas assim, pois as vezes gosto e se torna aquela banda carrego para cima e para baixo. haha
beijos
http://chalecult.blogspot.com.br/