Leia Mulheres 2019


Esse é o terceiro ano do Leia Mulheres por aqui e, a cada ano, eu fico mais contente em relação às minhas escolhas :) 

Em 2019, resolvi sair da zona de conforto e ler mais autoras que nunca tinha ouvido falar, mas cuja literatura me chama atenção. 


Eu conheço a Jarid há muito tempo, especialmente por causa de seus cordéis, mas nunca tive a oportunidade de ler nada dela... ainda. Acho que o que mais me chama atenção na literatura dela é o fato de ela não fazer o óbvio. Um buraco com meu nome é o primeiro livro de poemas da Jarid e, desde o pré-lançamento, estou muito animada para conhecê-lo. 


Fui conhecer a Tomi somente agora, quando comecei a seguir um instabook de apenas livros escritos por mulheres negras. O poder dos filhos de sangue e osso estava entre os divulgados e, de imediato, me interessou, pois mistura fantasia com cultura africana, assuntos que amo demais ler. 


Eu já li a novela O papel de parede amarelo da autora, mas não tinha percebido que Terra das mulheres, que faz parte de uma duologia, também era dela. Eu quero lê-lo pelo seu teor claramente feminista, que obviamente ajudou a compor a ficção - talvez sem a autora perceber. 


Fiquei sabendo recentemente desse livro, porque foi o último lançamento da TAG. Assisti à resenha do canal deles e gostei bastante da temática. Todas as cores do céu vai tratar de tráfico humano, coisa que sei muito pouco, mas que tenho interesse em conhecer mais. A Amita é indiana e, por causa disso, fiquei muito feliz por colocá-la na minha meta. 


Esse livro me chegou pelas redes sociais e, por seu título, já me interessei de cara. Ainda não li a sinopse - pois sou dessas, gosto de surpresas hehe -, mas tenho certeza de que esse livro vai me surpreender. Pelo que dá a entender, Cidadã de segunda classe fala bastante sobre as mulheres negras no mundo patriarcal. 


Vi muita gente lendo esse livro ultimamente e, entre resenhas positivas e negativas, decidi que a melhor forma de que saber se ele é mesmo bom ou ruim é lendo-o. Vox se assemelha com "O conto da aia" (Margeret Atwood) e traz aquela coisa distópica extremista, coisa que gosto de conhecer (apesar de o mundo real estar cheio disso, rs).

~

E vocês? Quais livros escritos por mulheres vão ler esse ano? 


Love, Nina :)

9 comentários:

  1. Boa noite!

    Não conhecia essa iniciativa, mas achei ela muito bacana!
    Vou procurar saber mais dessas autoras, gostei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina, tudo bem? Eu não participo de nenhum projeto de Leia Mulheres mas, em 2018 56% das minhas leituras foram de autoras mulheres, agora preciso conseguir aumentar o número de mulheres negras e LGBTs. Por enquanto, estou muito feliz com as leituras femininas que tenho feito e, também estão na minha lista de leituras desse ano as autoras: Christina Dalcher, Buchi Emecheta, Jomi Adeyemi e Charlotter Perkins Gilmar, comprei os livros para não perder a empolgação.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que projeto bacana!
    Das suas opções eu tive oportunidade de conhecer a escrita da Christina Dalcher e gostei demais dos temas abordados em Vox. Ainda não conheço O Conto da Aia, mas quem leu realmente fala bastante da semelhança, o que me deixa ainda mais animada para conhecer.
    Espero poder conferir suas impressões dessa leitura e conhecer as outras autoras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu projeti. Tem tantas mulheres na literatura, que escrevem diversos generos e precisam ser conhecidas, valorizadas e divulgadas. Amei ver por aqui algumas dessas autoras, já peguei algumas dicas para conferir.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nina!
    Esse é um dos projetos que pretendo começar participar esse ano. Tenho visto livros incríveis entre as pessoas que participam do projeto.
    Não li nenhum dos que citou e anotei todos para conhecer um pouco mais.
    Beijo e ótimas leituras!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro projetos e esse é bem bacana. Sempre é conhecer autores novos e sair da zona de conforto.
    Não li nenhum dos citados, mas Vox está na minha lista infinita de livros que quero ler. Rs Estou super ansiosa pela leitura, espero não me decepcionar.
    Espero ler tua opinião sobre as obras depois, beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente amei essa coluna <3
    Apesar de ler muitas mulheres já que elas dominam o gênero que eu mais leio, quero ver se em 2019 leio mais mulheres NEGRAS e BRASILEIRAS. Eu queria muito saber qual o instabook que você citou no post :)

    xoxo Tiffannyk
    https://thereviewbooks.com.br
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não li nada disso, e nossa e agora fiquei com vontade. hehehehe
    Sobre autora nacional eu gosto muito da Chris Melo os romances que ela escreve me fazem suspirar, creio que já li quase tudo que ela lançou (falta uns 3, um já ta aqui comigo) e estrangeira eu gosto muito da escrita da Claudia Gray, que alias escreve sci-fi um gênero bem difícil de achar mulheres escrevendo juntamente com romance, e eu super recomendo as duas!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá vi que na minha cidade o projeto esteve reunido hj pena que não pude ir conhecer mais este ano quero muito ler mais obras escritas por mulheres da sua lista quero o livro vox

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.