Tudo sobre a minha viagem para o Jalapão

setembro 08, 2023


Dos dias 15 a 19, eu fui para o Tocantins, conhecer o Jalapão pela primeira vez. Fui com o meu irmão e a família dele. Para quem gosta de natureza e algo mais roots, vai gostar desse tipo de viagem. É algo bem natureza e sem tempo para "ficar de preguiça", sabe?

Nós contratamos uma empresa familiar de lá mesmo (@jalapao10). No pacote, estava incluso transporte (com guia), pousadas e comidas (café da manhã, almoço e jantar). Considerando tudo o que fizemos e o que estava incluso, acho que o custo-benefício foi ótimo.

Dia 1 - 15 de agosto
Saímos de Palmas umas 8h da manhã e andamos de carro umas 4 horas até a Lagoa do Japonês, onde passamos o dia. O lugar é lindo com grutas, fauna local (peixes e tartarugas) e vegetação típica. Nós alugamos papetes para não nos machucarmos nas pedras e nadamos bastante por toda a lagoa, especialmente depois do almoço. Paramos na primeira cidade.

Dia 2 - 16 de agosto
Fomos ao Cânion do Sussuapara ver umas rochas. Apesar de ser de manhã, tivemos que esperar uma meia hora para poder descer. Em seguida, fomos a um rio e ficamos em uma prainha. Para terminar o dia, escalamos uma duna em um parque de dunas para ver o pôr do sol. A paisagem, com o pôr do sol, era linda, especialmente com as formações ao redor. À noite, fomos jantar em uma churrascaria.

Dia 3 - 17 de agosto
Fomos em quatro fervedouros e em uma cachoeira. Cada fervedouro era diferente um do outro e tinha suas particularidades em relação à pressão da água. A experiência é bem diferente, é como estar em uma piscina natural nas bordas, mas com a pressão da água em um ponto específico - ali, a areia é jogada para cima e você fica boiando. As águas dos fervedouros são mais quentinhas, mas a da cachoeira era mais fria. Na janta, fomos a uma pizzaria.

Dia 4 - 18 de agosto
Começamos o dia com uma cachoeira e ficamos por lá durante uma hora e meia. Eu fiquei mais tomando sol, pois era mais fundo onde estávamos e eu não quis ir até às pedras. À tarde, fomos em quatro fervedouros, cada um também diferente um do outro. Jantamos e fomos a um fervedouro noturno, que não achei tão impressionante assim. A essa altura, eu já estava cansada da viagem, especialmente de entrar e sair da água e de ficar molhada. Chegamos à terceira e última cidade, onde a pousada parecia um resort. 

Dia 5 - 19 de agosto
Como não fizemos uma das atividades extras (o rafting) pela manhã, ganhamos um bônus: uma cachoeira. Mas, como eu disse, já estava um pouco cansada, então fiquei mais no sol e num balanço que havia ali. Comi um picolé de castanha-do-pará muito bom depois do almoço. Então, voltamos para Palmas, onde fomos a uma praça governamental e a outro shopping, para jantar.

🌿

É uma viagem bem roots, porque você só tem sinal nas pousadas - o celular se tornou bem inútil. O que acontecia era que eu chegava na pousada, subia as fotos para o Drive e ia dormir, pois todos os dias eram bem puxados. Não pense que você vai para descansar, pois não tem isso. É uma maratona mesmo.

O que mais gostei:
👦 Nosso guia, como conhece tudo por lá, sabia sobre o fluxo de tudo: melhor horário, melhor lugar para ir primeiro etc., então não pegamos quase que nenhuma fila (quando pegamos, eram filas de somente meia hora).
🍕 Comidas ótimas! Mesmo eu, que sou vegetariana, consegui me alimentar muito bem.
👩 Pessoas solícitas e muito amigáveis.

Utilidade pública:
🌄Você até pode passar protetor solar e repelente, mas bem antes de entrar nos fervedouros e nas cachoeiras, pelo fato de haver a preservação das águas. 
👎 Espere picadas de mosquitos.
⛅Não espere tanto calor, pois você estará entrando e saindo da água quase que o tempo todo.




Até breve, Nina <3

Um comentário:

  1. I appreciate the clarity and conciseness of your writing style. It's refreshing.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.