Projeto Cartas: Uma carta para os maus momentos

setembro 23, 2018
Oi, você, tudo bem?

Eu tenho um monte de frases e poemas que me fazem lembrar da esperança quando estou em maus momentos. Um deles é "healing is everyday work"

Eu sei que a gente fala muito sobre cura sem entender que não existe uma cura definitiva. O seu coração ainda vai doer mesmo depois de meses. Você vai querer chorar. Vai precisar ir embora para não se machucar ainda mais. E mesmo que isso possa ser lido como uma não superação, você superou. 

Sabe por que eu sei disso? Porque cada dia é um dia. Cada dia é um nova página em branco que te arranca ou te devolve coisas. Não significa que você está sendo fraca ou punida. Significa que as coisas acontecem. Você não pode prever quando elas vão acontecer, quando é que vai querer chorar no meio de desconhecidos, ou quando é que vai querer sair pela cidade como se nunca ninguém tivesse destruído quem você era.

Na verdade, falar de cura é lembrar que você nunca mais vai poder voltar ao que era. E isso é ótimo. Vai restar saudade, você vai pensar que daria tudo para ter o antes, mas também vai perceber que, se fizesse tudo diferente, não estaria onde está hoje. Não seria quem é hoje. 

Um mau momento é quem você é hoje, mas amanhã não será a mesma você. E depois de amanhã menos ainda. A gente se afasta cada vez mais dos maus momentos quando lembra que não pode carregar para sempre quem fomos um dia. Não carregaremos mais aquelas pessoas nem aqueles lugares. Não sentiremos mais o que sentíamos.  

A cada novo dia a gente aprende a se curar de outra maneira. Algumas coisas vão ficar para sempre, mas nunca do mesmo jeito, porque elas, assim como você, também já serão outras. Depois de um tempo a cura, as pessoas e os lugares vão ganhar outras palavras, outros sentidos e outras lembranças. 

Você não vai ficar aqui para sempre, nesse mau momento. O seu coração não vai ficar aqui para sempre. Você vai ser outra pessoa com outros sentimentos e outras curas. Você ainda vai chorar, mas nunca mais como antes. 

Imagem: Brooke Shaden.

~

"healing is everyday work" é uma estrofe de um poema da Rupi Kaur em The sun and her flowers (O que o sol fez com as flores). 

~

Saiba AQUI os temas que já foram escritos e os que ainda serão em 2018. 

Quer participar? 
VEMMM! Escreva a sua carta e não esqueça de usar o banner do projeto em seu post :)

Love, Nina :)

6 comentários:

  1. Eu sinceramente não acredito muito em cura, no sentido tomou remédio e passou. Costumo falar em tratamento, em que em momentos de tristeza você vai trabalhando e elaborando esses momentos, e começa a questionar os motivos que levaram a esses sentimentos. E é a partir disso que os sintomas vão devagar sendo amenizados, pois a pessoa consegue lidar com essa situação. Gostei muito quando você disse que todo dia e uma folha em branco, e super concordo, já que não existe algo pré definido a priore, por mais que fizemos planos, tudo pode acontecer, tanto positivamente e negativamente, e o mais importante e como vamos lidar com isso. Eu também gosto de ler poemas, livros, e ouvir música quanto estou mal, me ajuda a superar.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Muito legal o tema abordado no seu texto, creio que cura é bem relativo e pessoal. Gostei também sobre a parte de aprender mais a cada dia que passa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, sua linda! Eu adoro seus textos, você escreve lindamente bem. Realmente não devemos nos punir, nós não somos aquele mau momento, isso não nos resume. Precisamos ser mais flexiveis com nós mesmos, não é? Adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, que texto profundo, me identifiquei muito. Quantas vezes as lágrimas verteram em situações impróprias ou quantas vezes já me escondi para chorar, meu consolo sempre é saber que vai passar, as vezes até demora, mas tudo passa.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Só li verdades nesse seu texto! Realmente não dá para extirpar determinadas dores para sempre, garantir que nunca voltem, mas se ela retorna, não significa que foi tudo em vão.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei seu texto! Cada dia é uma luta, cada dia algo novo acontece, e isso não invalida nosso passado. Dores ficam, mas aprendemos com elas, crescemos com ela, subimos com ela. Adorei seu texto e escolha de palavras!
    Beijos
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.