Cantigas no escuro: para as almas que não têm medo do desconhecido
Cantigas no escuro, coletânea organizada pela autora Paula Pohl, contém contos de terror/sobrenatural. A coletânea foi o projeto de TCC da Laura pro MBA de Book Publishing da Casa da Educação. O projeto foi feito em parceria com uma amiga, que revisou o material.
A coletânea, primeiramente, foi lançada independentemente na Amazon e, depois, foi feita uma campanha na Catarse, para lançá-la fisicamente. A campanha deu certo e os leitores podem encontrá-la quanto de forma física quanto de forma digital.
Apesar de eu ter lido esta coletânea em junho, trouxe-a agora para comemorar o Dia das Bruxas. Então, abaixo, você podem conferir a resenha de cada um dos contos :)
Título: Cantigas no escuro
Autoras: Jana Bianchi, Iris Figueiredo, Solaine Chioro,
Gabriela Martins, Emily de Moura e Laura Pohl
Páginas: 236
Ano: 2018
Onde comprar: Amazon
★★★★★
Diga adeus e vá-se embora, Jana Bianchi
Baseado na cantiga "Ciranda, cirandinha", o conto fala sobre um grupo de primos que está brincando e que descobre uma caixa com poderes um tanto quanto macabros. Os avós dos meninos têm um passado bem conturbado com o sobrenatural e que é é essencial para desvendar o mistério. É uma história bem legal e macabra mesmo, eu, que não sou muito de ler esse gênero, gostei bastante. Acho que tem uma cadência bem legal e que prende o leitor.
Na beira do rio, Iris Figueiredo
Baseado na cantiga "Tororó", este conto fala sobre um quadro em uma fazenda e sonambulismo. Ele também nos apresenta a bissexualidade feminina, que ficou muito fofo e condizente com a história. Por falar de sexualidade, gostei demais. Apesar de não ser assustador, é uma história que prende bastante também.
Juro que te amo, Solaine Chioro
Baseada na cantiga "Se essa rua fosse minha", o conto é sobrenatural e envolve anjos. Ele é bem tenso e meio romântico também, o final é triste e a achei que a história foi muito bem pensada e que se sobressai às outras, por falar de um sobrenatural diferente.
Escamas de espinhos, Gabriela Martins
Baseado na cantiga "O cravo e a rosa", o conto é o meu preferido, pois fala de relacionamento abusivo. Ele não é assustador, se parece mais com uma literatura fantástica, mas coube muito bem na coletânea. Achei incrível como a autora trabalhou a protagonista e conseguiu dar a ela etapas de desenvolvimento.
Dourado, Emily de Moura
Baseado na cantiga "Alecrim" (que eu não conhecia), o conto também traz a bissexualidade feminina, com a protagonista curiosa com uma nova menina. A história fala sobre os corpo-seco. É uma narrativa também tensa e que me deixou meio com medo (pois sou fraca mesmo haha). Gostei muito desta por trazer um interesse fora da heteronormatividade e por falar de criaturas que eu não conhecia.
Algo teu, Laura Pohl
Beseado na cantiga "Batatinha quando nasce", fala sobre uma garota que é desafiada a entrar numa cabana. Só que a protagonista tem que pegar uma batata pelo caminho e, com isso, o sobrenatural começa a acontecer na vida dela. Achei o conto mais diferente e, decididamente, gostei muito. Não dá medo, mas é bem curioso.
~
A revisão, infelizmente, deixa a desejar, mas a coletânea, de forma geral, surpreende e cumpre seu papel enquanto literatura nacional e traz ótimas histórias. O curioso é que é um livro formado por histórias escritas somente por mulheres, o que lhe dá uma peculiaridade muito grande.
Love, Nina :)
Olá, tudo bem? Que bacana essa coletânea! Não costumo ler livros do gênero, mas uns dias atrás li um e curti bastante. Fiquei bem curiosa para ler esse!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi, eu estou com muita vontade de ler essa coletânea por acompanhar praticamente todas as autoras pelas redes sociais e por ter amado a ideia dos contos baseados em cantigas infantis - amo "Alecrim"! Achei os contos super interessantes pelo seu post.
ResponderExcluirOiieee
ResponderExcluirEu gosto do gênero e a capa ficou mega interessante Apesar de contos e coletâneas não me prenderem muito, ainda pretendo tentar novamente com esse tipo de livro futuramente, quem sabe né? Vou anotar a dica pra conferir um dia. Achei essa proposta bem legal
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Não conhecia essa obra, mas achei interessante as premissas e principalmente por saber que são escritas por mulheres. Uma pena que a revisão deixa a desejar :(
ResponderExcluirbeijos,
Blog PS Amo Leitura
Oi, tudo bem? Que projeto mais interessante. Achei incrível essa ideia de transformar TCC num livro. Ainda mais perceber que deu tão certo que os leitores apoiaram. A edição ficou bem bonita e os contos me deixaram curiosa. Uma pena que a revisão deixou a desejar. Quem sabe numa segunda edição isso seja resolvido. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluir