Secreto e proibido: o amor & o tempo

Começamos tarde esse mês do Orgulho LGBT, mas o importante é que ele vai acontecer!

Nesse primeiro post especial, trouxe um documentário que estreou recentemente na Netflix e que conta a história de amor de duas senhoras.


Título original: A secret love
Direção: Chris Bolan
Ano: 2020
Onde assistir: Netflix
★★★★★

Primeiramente, preciso dizer que eu amo amo amo narrativas com pessoas idosas! Demorei um pouquinho para assistir a este documentário, mas, ao assisti-lo, meu sentimento foi de puro amor do começo ao fim.

Secreto e proibido fala sobre Terry e Pat e seu amor através do tempo que contrariou a sociedade. O documentário é focado da idade atual das mulheres, quando elas já estão idosas, mas a partir de memórias, resgata-se a história juvenil delas. A história é bem conduzida, em momento algum você se sente entediada e perdida.

Pat e Terry vivem sozinhas em uma casa grande demais para elas e, como Terry está desenvolvendo dificuldades de saúde, o intuito é se mudar, mas Pat não gosta tanto da ideia e, por isso, existe um embate entre elas e com a sobrinha de Terry.

A sobrinha é muito importante na vida delas, pois é muito próxima da tia (Terry) e cuida das duas com muita responsabilidade e preocupação. Mas fica óbvio que Pat só é aceita e tolerada porque é companheira de Terry. Desde sempre, Pat foi aceita na família de Terry (que não sabia sobre a relação amorosa das duas) e só recentemente é que Terry contou sobre a verdadeira relação com Pat. Até então, a família achava que eram apenas amigas que queriam economizar morando juntas.

A partir de lembranças e fotografias, o espectador fica conhecendo a história delas em retrospecto: como se conheceram, quem elas eram quando jovens e o que tiveram de passar. Elas se conheceram na década de 40, uma época em que pessoas LGBT eram presas por simplesmente se reunirem em bares. Ainda que saibamos que, antigamente, a vida de pessoas LGBT era bem mais difícil, dá também para perceber que não houve tanta represália envolvendo as duas.

Juntas há mais de cinquenta anos, Terry e Pat dão esperança e conforto a pessoas LGBT por sua história tão inspiradora. Nos dias atuais, acompanhamos duas senhoras que procuram cuidados assistenciais e que não têm mais de se esconder. Há ternura, mas também embates e lágrimas. 

Terry e Pat mostram que é possível viver com alguém por tanto tempo de forma saudável. A narrativa nos faz perceber que a resistência está nos detalhes, em uma história de amor tão bonita quanto verdadeira. 

Sem arrependimentos. Eu faria tudo de novo. Acho que amor é amor e isso é o mais importante.

Love, Nina :) 

9 comentários:

  1. Eu assisti esse doc e senti o mesmo que você: amor do começo ao fim <3 é lindo!

    https://bit.ly/3flfo5d

    ResponderExcluir
  2. 50 ANOS? CARACA, imagino quanta história existe entre as duas!
    Anotei aqui a recomendação, espero assistir em breve!

    Beijos.
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina.

    Tem um bom tempo que não assisto documentários. Adorei sua crítica e saber possui uma história tão inspiradora. Com certeza vou anotar a dica é assistir o mais breve possível. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, acho que nunca vi um documentário, se vi não me recordo, fiquei curiosa por esse, adorei saber mais por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi que entrou para o catálogo e estou doida para ver. Tenho me interessado por documentários, ainda mais com o tema.

    AHHHHH já quero assistir e ver a relação delas.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, eu não tinha reparado nesse documentário no catalogo da Netflix mas, com certeza vou colocá-lo na minha "lista de próximos" para assistir no domingo, quando é mais tranquilo pra mim. Eu queria muito ter feito um mês especial para o Orgulho LGBTQIA+ porém, tive tantas coisas de trabalho pra fazer que não consegui organizar tudo como eu queria mas, estou muito feliz acompanhando seu trabalho de perto.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Eu também amo narrativas com pessoas idosas, nossa, são sempre histórias que me envolvem. Eu não conhecia o documentário ainda e vou colocar na lista, achei uma indicação perfeita, Nina!

    ResponderExcluir
  8. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Loterias Online

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.