4 livros que marcaram meu 2020

dezembro 31, 2020


Quem voltei? 


A verdade é que 2020 veio pra destruir muita coisa em mim, inclusive a vontade de ficar aqui, o que é totalmente injusto, pois o Nina foi o primeiro lugar on-line que eu criei para me sentir bem comigo mesma. 


Confesso que não li tanto quanto achei que leria, mas sinto falta de falar de livros em algum lugar e por que não retomar aos poucos esse lugarzinho?

 

Então, o post de hoje é para falar de quatro leituras que marcaram o meu ano. 


Um dia, David Nicholls
Foi o primeiro livro que li em 2020 e ele foi uma releitura. O livro conseguiu se conectar comigo muito melhor agora que já sou adulta e tenho mais incertezas na vida. Toda a narrativa sobre sonhos, sobre a vida profissional e as mudanças das relações bateram fundo em mim, pois acho que elas são intrínsecas ao nosso crescimento, elas nunca realmente somem. 

Garotas tristes, Lang Leav
Com certeza, a leitura que mais me marcou. Assim que o terminei, fiquei pensando nele por dias. Ele também fala sobre crescimento, sobre incertezas e relações humanas. A escrita da autora é madura e, mesmo assim, consegue falar diretamente com os jovens adultos por levantar questões humanas dentro de um mistério e uma dor embrulhados em uma nuvem de esperança meio torta. 

Calibã e a bruxa, Silvia Federici
Fiquei um bom tempo desejando fazer esta leitura e, enquanto fui lendo, o fiz com calma, até porque são muitas informações históricas e sociais. É um livro que compila mente, corpo e espírito da opressão a partir do capitalismo, oferecendo ao leitor um maior conhecimento sobre machismo, especialmente, já que ele é uma ferramenta capitalista que foi catalisado por este sistema. É uma jornada dolorosa sobre nossos antepassados e um vislumbre triste do nosso futuro. Abriu muito a minha mente sobre a opressão de gênero e o entrelaçamento de classe e raça.

Sua alteza real, Rachel Hawkins 
Eu não esperava amar tanto um clichezinho sáfico YA tanto quanto amei este. Ele me ajudou muito, inclusive, a retomar a minha escrita ficcional. A empolgação que senti por Millie e Flora foi o que eu precisava para terminar 2020 com esperança.


~

E você? Qual o seu top 3? 

Love, Nina :)

2 comentários:

  1. Olá,
    Dos quatro livros já li Um Dia, e confesso que não me 'liguei' tanto a história, para mim foi uma boa história e só isso mesmo. Dos outros três livros ouvi falar super bem de 'Sua Alteza real' então tenho interesse em ler este também.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu li poucos livros em 2020, espero que em 2021 eu consiga ler muuuito mais. Ano passado foi mais o ano de séries e filmes para mim.
    Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas fiquei curiosa com o da Rachel Hawkins, já li outro livro da autora e gostaria de ler outros.

    Que 2021 nos renda ótimas leituras ^^
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.