Representatividade negra na literatura: 3 histórias para ler

Imagem: Nina Spim | Miolo do livro "Mulheres, raça e classe", de Angela Davis.


Sim, estou lendo muito pouco, ultimamente. Nos últimos dois meses, só consegui terminar dois livros. Tenho uma pilha de físicos acumulada. E nem quero falar dos e-books. Me sinto em constante ansiedade para acompanhar todos os lançamentos, para ler todos os mesmos livros que es influencers, para comprar todas as histórias que jazem na minha wishlist eterna.


Mas um livro de cada vez, é isso. Aos poucos eu vou vencer. Entendo que não preciso correr, que tenho o meu próprio ritmo (na verdade, a Nina de 15 anos está com vergonha desta Nina de 29), que nada é para hoje. Mas, às vezes, me bate aquela ansiedade de pensar que vou morrer a qualquer momento e todos os meus livros não lidos ou não terminados vão continuar existindo sem mim. 


Então, hoje eu vim aqui para falar de livros. Passei o dia numa biblioteca ao ar livre e encontrei um livro que está na minha wishlist há tempos: "Fique comigo", de Ayòbámi Adébáyò. Descobri que ele está com quase 50% de desconto na Amazon. Li o comecinho da história lá mesmo e percebi que existem tantas histórias escritas por pessoas negras que ainda quero conhecer.


Me deu vontade de correr para cá assim que cheguei da biblioteca e falar sobre livros escritos por pessoas negras. Num mundo em que as pessoas têm liberdade para espraiar ódio, acho que os livros podem curar alguma coisa. Então, aqui vão 3 histórias com protagonismo negro para ler hoje e todos os outros dias.


O caminho de casa, Yaa Giasi

Eu li este livro em 2018 e, ainda hoje, ele é um dos meus livros preferidos do universo. Aborda o racismo na sua forma mais crua e desnuda, mas também revela muito sobre as pessoas. Sobre como a violência racial pode mudar completamente a sua história. É uma narrativa que entrelaça muitos personagens, mas extremamente rica, imersiva e transformadora. Leia a resenha aqui.


Hibisco roxo, Chimamanda Ngozi Adichie

Já este, eu li em 2017 e também foi uma daquelas leituras que você carrega na mente por muito tempo. Com uma narrativa também visceral, o livro revela muito da estrutura social e política da África, bem como as estruturas de poder familiares. É um pouco forte lê-lo, se você for uma mulher. Ele tem pontos muito sensíveis e pungentes, mas é justamente por isso que o livro é tão potente. Leia a resenha aqui. 


Quando o rei esteve aqui, Lyli Lua

Esta história eu li no começo deste ano e, apesar de curta, conseguiu completamente me transportar para o mundo criado pela autora. É uma narrativa sobre escolhas, transformações e poder. Como também escritora, o que mais gostei foi a forma como es personagens foram descrites. Me ajudou muito a melhorar as minhas descrições sobre pessoas negras.


///


Até o próximo post!

Love, Nina <3

Um comentário:

  1. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Loterias da Sorte Oficial

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.