Essential book: agosto

agosto 25, 2017
O Essential Book chegou mais uma vez, trazendo a essência da oposição. Foi um pouco difícil entender o tema, mas como o projeto dá liberdade de expressão, criatividade e perspectiva aos participantes, fiquei animada por ter que trabalhar bastante para chegar a uma conclusão do que gostaria de mostrar. 

Escolhi um livro que li recentemente, e que já se tornou o melhor de 2017: Eu te darei o sol, da Jandy Nelson. Pensei nele, porque os protagonistas, embora irmãos-gêmeos, são bastante diferentes - basicamente opostos. Como já o resenhei aqui, decidi não mostrar tudo sobre eles, apenas o que mais me marcou durante a leitura. 

Noah é um garoto bastante atípico: ama artes e isso faz com que seu mundo seja cheio de subjetividade. A própria narração é bastante poética, trazendo eufemismos incríveis e doces. Ele ama de forma intensa, especialmente Brian, um garoto que acaba conhecendo e que o ensina a amar meteoritos e tudo que vem do Universo.  

O apelido de Noah, por entre seus colegas que o odeiam, é Bolha, isso porque ele vive tanto para a arte de desenhar e pintar, que acaba vivendo numa bolha só dele. Os capítulos narrados por ele sempre fazem referência a pintores e às próprias pinturas que imagina para as situações que vivencia, todas transitando entre retratos e autorretratos. 

Jude aparece com idades diferentes, dependendo do capítulos; às vezes com treze anos, às vezes com dezesseis. A transição que ela faz da pré-adolescência para a adolescência é conturbada, porque quer a aprovação da mãe enquanto também artista, mas luta para ter a própria individualidade. A expressão individual de Jude acaba por sendo batizada de "este tipo de menina", por sua mãe, porque é exteriorizada a partir de vestidos e saias curtas, além de batons "inapropriados" para alguém de sua idade. No fim, este tipo de menina é tudo o que Jude sempre quis ser, mas com muito mais independência. 

 Apesar de também artista, Jude é alguém que não confia em seu talento (porque foi sabotada muitas vezes por Noah, especialmente). Na escola de artes, escolheu trabalhar com esculturas, ao invés de pintura e desenho. No início do livro, ela está batalhando para deixar a cerâmica e iniciar os estudos em pedra, porque acredita que, assim, sua mãe (já não mais viva) vai parar de quebrar suas obras. A lição, a partir dessa frase escrita acima, é linda, porque ela se desdobra em outras histórias que se entrelaçam à de Jude. 


///

I. O tema de julho foi
a essência da saudade
e você pode conferir AQUI.

II. Não deixe de conferir as fotografias das outras participantes: 

Love, Nina :)

17 comentários:

  1. Oi Nina, que legal este "ESSENTIAL BOOK", não fazia ideia do que se tratava, adorei a escolha do livro e das imagens. Vou procurar ver dos meses anteriores e dos próximos.
    E quanto ao livro escolhido, conhecia só de nome, mas gostei bastante.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina;
    Apesar de não conhecer eu gostei da ideia do E.B, uma maneira de usar a criatividade com as fotografias, e as suas ficaram lindas. O livro parece ser cativante, lendo a resenha deu pra perceber toda poesia na escrita e você soube transmitir isso nessas imagens. Adorei.
    Beijos.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/08/titulo-sequestro-autor-luiz-madureira-n.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina! Achei o máximo a proposta do post, me pareceu um tipo de terapia e também uma reflexão adicional da leitura. Não conhecia a obra, gostei de saber mais desse livro. Lerei sua resenha sobre ele para saber mais.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Achei demais essa proposta e o livro escolhido dessa vez Nina, você sempre me encanta com as escolhas e essa não seria outra vez, gostei dos desenhos que fizeste e as frases escolhidas, só nos mostram o quanto a leitura é prazerosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina, acho que foi a primeira vez que vi esta coluna. Em compensação adorei a escolha do livro e suas montagens para as fotos. Não sei se conseguiria fazer isso e falar do livro ao mesmo tempo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oii! Eu não conhecia esse livro, mas o modo como você mencionou cada personagem me deixou curiosa para conferir essa história. Amei as ilustrações que você fez, espero ler esse livro um dia e gostar tanto quanto você. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu cai aqui de paraquedas mas consegui entender a essência do post. Gostei do livro escolhido, já me foi muito recomendado e está na minha lista de leitura. Espero gostar. Adorei as fotos também. Vou procurar os posts anteriores para me interar mais sobre esse assunto.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu adorei a sua postagem e o tema desse mês. Eu ainda não li Eu Te Darei o Sol, mas morro de vontade. Acho que é um livro com mensagens muito importantes e preciso ler.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas me pareceu incrível! Amei o tema do mês e as fotos que você postou, espero poder realizar a leitura em breve - o livro parece tratar de temas muito relevantes.
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!
    Ja vi outros posts do Essential Book mas esse livro só conheço pelo nome. Tinha curiosidade para conhecer mais dele e achei de uma delicadeza enorme.
    Espero me envolver com essa leitura quando fizer.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Eu não conhecia esse projeto e achei muito bacana :D
    É legal usar livros para se inspirar em outras coisas, né? Adorei as fotos e o texto entre elas :D

    Vou conferir todas as participantes,

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Que lindo! Não conhecia esse projeto, mas adorei o resultado! Vou visitar outros blogs para saber mais sobre o Essential Book. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. eu já li Eu Te Darei o Sol, não vou dizer que gostei, seria mentira, não sou o público alvo, achei bem adolescente, no entanto, usei num projeto e fez bastante sucesso com os adolescentes que trabalhei, foi bacana.

    ResponderExcluir
  14. Oie amore,

    Gostei do seu projeto, muito interessante.
    E adorei a escolha também!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Achei esse projeto bem interessante e as fotos lindas de viver, Achei super interessante a sua criatividade e saber um pouco da história do livro, fiquei bem curiosa para conferir.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  16. Oiee!!
    Gostei bastante dessa proposta e o tema desse mês, e as fotos ficaram muito lindas!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nina :)
    O projeto em si é interessante, mas devo confessar que me é difícil. Se expressar através de um tema com uma linguagem que traga entendimento nem sempre é fácil, isso é evidente na arte contemporânea onde dificilmente é entendido uma obra. Acaba que extraímos o que queremos do que vemos ou sentimos.
    EU TE DAREI O SOL é uma leitura que há tempos tenho vontade de realizar mas que até agora não consegui.
    A temática do mês, saudade, ficou bastante clara para mim quando você demonstra como a Jude procura a aprovação da mãe já falecida.
    Parabéns pela postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.