TOP 5: 5 motivos para começar a assistir One day at a time

fevereiro 20, 2019
Eu tenho acompanhado o seriado One day at a time desde a primeira temporada, em 2017. Ano passado, eu pensei em fazer uma resenha, depois que assisti à segunda temporada, mas acabei sem tempo, então trouxe um TOP 5 para falar mais sobre ODAAT :)

One day at a time tem o formato de sitcom (situation comedy / comédia de situação), ou seja, é centrada na família, amigos e trabalho (cotidiano mesmo). 

Outra coisa sobre a série é que ela é gravada ao vivo, com uma plateia real, o que significa que a gente sempre ouve risinhos em qualquer cena. ODDAT é um revival da sitcom já produzida entre 1975 e 1984.


Título: One day at a time /  Um dia de cada vez
Ano: 2017 - presente
Temporadas: 3 (até o presente)
Onde assistir: Netflix
★★★★★ +

O seriado acompanha uma família cubana, que mora dos Estados Unidos, cheia de dramas e com grandes críticas sociais. 

Fala de assuntos sérios
Acho que a principal força positiva do seriado é falar de assuntos atuais sem forçar a história. Assuntos como alcoolismo, colorismo, drogas, LGBTfobia, violência de gênero, porte de armas e saúde mental se entremeiam na trama de forma natural, e o espectador ganha lições bem diretas. Uma coisa boa das personagens é que elas não escondem o jogo, ou seja, não são sutis nos assuntos, mas sim falam abertamente e sem estigma. 

Personagens bem construídas
Eu amo uma boa personagem, ela pode ser plana (previsível, as quais carecem de profundidade) ou redonda (complexa e contrária à simplificação), desde que eu veja/sinta que ela tem uma história. Bons personagens sempre trazem uma história ao público, que vai desvendando aos poucos. Isso não é diferente em One day at a time. Todas as personagens carregam passado, têm segredos e o melhor de tudo é o que espectador acompanha seu arco crescer e se tornar cada vez mais complexo e fora da zona rasa e superficial. 

Amplia o conhecimento cultural
Acho que todo mundo gosta de um conteúdo que engrandeça, que não seja mero passatempo, né? Em ODAAT, o público aprende toda hora por meio das críticas sociais, das conversas e dos assuntos introduzidos nos episódios de uma maneira didática, mas não clichê e chata. 

Valoriza quem você é
As personagens, com certeza, dão um showzinho à parte, porque entendem seus arcos, suas histórias, suas bagagens e o melhor de tudo é que aprendem com o núcleo familiar. Cada personagem tem a sua própria história em paralelo, que tem o intuito de valorizá-la ao invés de excluí-la ou marginalizá-la. No fim, cada um tem grandes histórias para nos fazer aprender que não devemos ter medo ou vergonha delas, que tudo bem ter histórias negativas ou diferentes dos outros. 

Você vai rir, mas também vai chorar
É impossível não chorar, porque os assuntos que o seriado traz são sensíveis e muito reais. Por mais que o espectador queira rir, afinal, toda dramédia é também engraçada, vão existir diálogos e situações que emocionam ora pela simplicidade, ora pela verdade.

As mulheres sempre se culpam e o homem nunca é responsável. Durante a semana contra o estupro, tudo era a mulher. "Meninas, vistam-se com pudor", "Meninas, não andem sozinhas". Que tal "Cara, não estupre"? 

Love, Nina :)

15 comentários:

  1. Não conhecia esse seriado ainda, e olha que todo dia estou pela netflix, mas a gente acaba deixando passar essas séries maravilhosas. Apesar de não ter costume de assistir tramas voltadas para comédia, e notório que a história vai para além disso. Como você mesma mencionou, trata de assuntos sérios, reais, e cotidianas que horas vamos nos identificar e emocionar. Por isso pretendo sim assistir, espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu ainda não conhecia essa série, mas depois de ver teus motivos para assisti-la foi impossível não ficar curiosa, haha. Adoro séries/filmes/livros que abordam temas importantes, então acho que só por isso eu já assistiria. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Entre outras coisas essa série mostra o crescimento dos medos e alianças na família. Mostra que apesar dos pesares eles estão lá, te cutucando mas te cuidando. E eu me apaixonei por essa série por juntar todos os temas pertinentes da atualidade com aquela mistura gostosa da comédia que não chega para ofender ou diminuir essas lutas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Gostei bastante dos motivos que destacou para assistir a série e fique com uma vontade extrema em vê-la agorinha mesmo *_*
    Não gosto de arte por puro entretenimento, porque acredito que a arte é meio de dar voz a todos...dar espaço para quem não é ouvido socialmente e essa série parece abraçar isso.

    Beijos e muito obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAH

    Eu amo muito essa série, comecei a assistir no final do ano passado e fiquei viciada. amo os personagens e todas as situações da série, acredito que todo mundo deveria assistir

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Nina

    Eu gosto de séries nesse formato de sitcom e essa estava na minha lista já há um tempo justamente porque parecia ser das que fazem rir, mas também fazem chorar e emocionam em certos momentos, legal saber que os personagens estão bem construídos. Com certeza pretendo conferir em breve

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu ouço bastante gente falando sobre essa série, mas nunca parei pra assistir. Tenho algumas outras que são prioridade, mas quem sabe um dia?

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a série, mas os seus motivos me foram bem convincentes, principalmente em relação aos assuntos tratados, e por falar sobre eles sem floreios. Vou anotar essa sugestão, e espero rir e me emocionar, assim como acontece com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Que delicinha de post! Eu já vi muitos comentários sobre a série mas não fazia ideia do que ela falava exatamente. O fato de ser gravada ao vivo me dá certa nostalgia e adoro isso. Obrigada pela dica Nina, com certeza vou dar um jeitinho de assistir.

    ResponderExcluir
  10. Desde que começou o burburinho de cancelamento que eu estou doida para começar a ver, mas tô toda enrolada e acabei de começar TUA e Good Place. Mas com certeza, essa será a próxima que eu vou começar a assistir e tomara que não cancelem como ameaçam.

    --
    Tiffannyk
    #thereviewbooks | @thereviewbooks
    http://thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a série e achei bem legal você trazer informações sobre ela aqui no seu blog. Não é o tipo de série que eu procuro para assistir, mas vou adicionar à minha lista para o caso de sobrar um tempinho.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Obrigada pela dica, já tenho o que assistir nesse fim de semana! Hahaha
    Amo séries assim, e gostei de saber que a mesma é gravada ao vivo, saudades de séries assim, sem contar que aborda assuntos pertinentes! Vou assistir! <3

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Vi a série ganhar força esses dias por causa de um possível cancelamento da mesma, e foi quando procurei saber mais sobre. Seu assunto é total interesse meu, e infelizmente, ainda não tive oportunidade de ver. Espero mudar isso agora no Carnaval e sua motivação foi essencial para eu ficar animada mais ainda. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Menina, não conhecia essa série e parece ser muito bacana, e em um formato que para mim é bem diferente. São assuntos atuais e que precisam ser comentados e discutidos, irei procurar no catálogo e espero gostar. Adorei as dicas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu amo uma série e é essa série! Como eu fiquei nervosa com aquela parada do Cancelamento!!!

    A série é leve, mas fala tudo o que precisa ser dito, é divertida, emocionante... Não sei. Eu sou apaixonada pelos personagens dessa série, pelo contexto. Amo!

    Adorei a resenha!

    Um beijo,
    Aline

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.