TOP 5: métodos de organização

abril 04, 2019
Agora vai! O ano começou oficialmente e você ainda não sabe organizar os seus estudos, suas tarefas e suas demandas? Nesse post eu trouxe cinco modos de você começar o dia com mais leveza e com menos ansiedade. 



30 minutos
Você não é muito boa em se concentrar? Comece com 30 minutos. Feche todas as janelas virtuais, fique longe do celular e de tudo o que pode te distrair e invista meia hora em fazer ou terminar uma única tarefa. 

Tarefas em grupos de 3-5 a cada dia
Você é do tipo que quer fazer tudo de uma vez e acaba se frustrando por não conseguir? Tem jeito! Que tal, ao invés de fazer tudo de uma vez, dividir as tarefas em grupos menores a cada dia? No final da semana, você terá completado ou pelo menos desafogado a sua lista!

Dividir o dia em horas
Saber o que a gente precisa fazer hora por hora é um método que ajuda muito. Assim, você organiza melhor as suas tarefas e as diversifica também. Se você sabe que fazer tarefa x pela manhã não vai dar certo, pode colocá-la na hora que você sabe que será mais produtiva. Nesse método, é importante que você tenha um horário para começar e terminar suas tarefas.

Técnica Pomodoro
Essa técnica aumenta a sua produtividade, pois você não investe um tempo grande nas tarefas, apenas 25 minutos. Os 5 cincos restantes, você reserva para dar um tempo na ação e se re-energizar, ou focar em outra coisa para desopilar. Essa técnica foi elaborada no final dos anos 80, por um estudante italiano que usava um cronômetro de cozinha em formato de tomate (pomodoro, em italiano). 

Bujo 
Eu uso bullet journal (do meu jeito) desde 2017 e isso me deixou mais organizada, pois eu posso visualizar melhor as minhas tarefas diárias e me programar melhor para a semana. A vantagem do bujo é que é ideal para você se planejar a curto ou a médio-prazo. 

Bônus: Planejar sempre antes
Você tem um monte de coisas para amanhã de manhã? Que tal organizá-las na noite anterior? Isso permite que você não gaste tempo em cima da hora e que não fique perdida, sem saber por onde começar. 

~

Links legais:
Por que ser ocupado não é a mesma coisa que ser produtivo (A.Craft)
Organização pessoal: um guia completo para conquistá-la (Wish Planner)
Aumente a sua produtividade nos estudos com a Técnica Pomodoro (Guia do Estudante)
Bullet Journal — Um Guia Para Iniciantes (Medium, por Bruna Guimarães)

Love, Nina :)

12 comentários:

  1. Nossa Nina, que postagem maravilhosa e educativa! Certamente vou usar suas dicas, e também gostei bastante dos links indicados. <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Beijos 💋..

    Meu Blog: Resultados Loterias de Hoje

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina
    Adorei seu post. Eu me organizo com o Bullet Journal, mas sempre tento outras técnicas de otimizar meu tempo. Sempre que tenho uma tarefa pra realizar que não dependa de internet, tendo a desativar o wi fi, seja no celular ou no note. Ajuda muito. A técnica pomodoro também funciona, ao menos comigo, e dependendo da atividade que preciso fazer. Ler, por exemplo, tenho que ter mais tempo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ahhh, que postagem mais incrível e útil! Eu não sou lá uma pessoa muito organizada, mas até que me acho na minha bagunça, haha. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. A postagem que eu precisava! Já tentei de um tudo. Acho que o que aprendi e que já uso dessa lista é saber quando sou melhor para certas coisas... por exemplo, eu não consigo escrever de manhã, nem ir pra academia (embora eu gostaria rs) aí só faço isso a tarde e a noite... Mas de resto, minha organização é meio sem método.

    O BuJo já tentei, mas não deu certo, infelizmente, porque acho o método incrível!

    Eu adorei as dicas!

    Um beijo!
    Aline

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um grande problema com isso. GRANDE MESMO!
    sou horrível para cronometrar meus horários, até porque se algo está fluindo, continuo até acabar logo.
    Já tentei bujo, mas sempre esqueço de conferir ou anotar, acsbei desistindo. Vou tentar seguir algumas.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o post! Eu tenho uma dificuldade enorme de me organizar e tenho tentado melhor isso. O planner me ajuda muito, pois consigo ver tudo que preciso fazer no dia e ao longo da semana. Porém, ainda perco muito tempo com algumas distrações, principalmente redes sociais. Já anotei as dicas aqui e vou conferir esses links que você deixou no final do post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ah que a legal a ideia do post. Eu confesso que tenho muita dificuldade de me organizar na vida pessoal, até porque não consigo mantê-lo por tanto tempo. Na minha vida de universitária até vai, mas na pessoal never hehe Ótimas dicas <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que postagem mais top! Eu tento, mas Deus e o Universo sabem o quanto é difícil eu ser uma pessoa organizada, vivo realmente na luta para ser e em alguns setores até tenho conseguido. Já pratico o lance de planejar no final do dia ou à noite as tarefas do dia seguinte, é fato que às vezes coloco coisas demais e não dou conta, mas já não frustro como antes. Estou deixando a coisa rolar.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Ola!!!

    Por isso que eu simplesmente adoro seu blog! Amei a postagem e pode ter certeza absoluta que irei seguir essas dicas. Preciso me organizar com urgencia!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. OLá

    Eu uso o Pomodoro e adoro.
    única forma de quem tem TDAH se concentra praticamente meia hora sem divagar por outras tarefas ou pensamentos haha

    ResponderExcluir
  12. Eu fazia faculdade a distância e no começo achei difícil me organizar tendo uma internet inteira à minha disposição e me atrapalhando. Então comecei a desligar todas as redes sociais para me concentrar apenas nos estudos. Passei a organizar as semanas logo no domingo e separava as disciplinas para estudar por horas, meu filho estuda à tarde e eu usava esse tempo para estudar também, de tarde assistir às vídeo-aulas e lia os conteúdos, à noite estudava textos de apoio e fazia os exercícios diários. Por fim, nas semanas de provas eu parava o blog por alguns dias e marcava todas as provas para a mesma semana.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.