Beleza oculta: um filme sobre frases de efeito
Desde o pré-lançamento do filme Beleza oculta, que conta com o maravilhoso Will Smith, eu quis vê-lo. O tempo passou e finalmente consegui assisti-lo. Não foi nada do que eu imaginava, mas foi um bom passatempo.
Título original: Colleteral Beauty
Direção: David Frankel
Ano: 2017
Duração: 1h37
Gênero: Drama
★★★
Beleza oculta trata da vida. Da vida machucada, maltratada, mas que, apesar disso, ainda é bonita. A gente vê muito por aí pessoas que dizem que são dos fracassos que crescemos e que conseguimos dar a volta por cima, né? O filme tem um pouco disso, de trazer essa positividade.
O longa fala de um homem que perdeu a filha e que, por conta disso, se isola e não tem mais vontade de viver. Apesar de ele achar que está vivendo da maneira que pode, o espectador vê um homem desolado, confuso, em depressão em meio ao luto. Os amigos dele, que trabalham com ele, então descobrem um segredo dele: Howard escreve cartas, mas não para pessoas. Ele escreve cartas para o Amor, para o Tempo e a Morte. Nas cartas, dá para perceber que ele continua com muita raiva represada. Então, os amigos resolvem aliar seus desejos pessoais com os profissionais: mostrar que Howard não tem condições mais de tomar decisões relacionadas ao trabalho.
Os amigos, então, conhecem um trio de atores, que aceita fazer os papéis de Amor, Tempo e Morte. O intuito é que Howard passe por alguém "louco". Acontece que o plano se desvia um pouco do planejado em muitos aspectos. Os atores se envolvem emocionalmente com os amigos de Howard. O Tempo começa a dar conselhos à uma mulher que acha que já passou da hora de ser mãe biológica. A Morte se relaciona com um homem que está muito doente. E o Amor precisa fazer com que um pai que perdeu o amor da filha entenda que o amor ainda existe.
Essa abordagem funciona. Apesar do clichê, o relacionamento das personagens é, obviamente, um alerta ao telespectador. As frases de efeito existem aos montes, é tão barato e clichê que funciona para a proposta.
Eu esperava bem mais do filme. Apesar de ser algo bem filosófico, eu esperava algo mais profundo, para além de frases de efeito e coincidências bobas. No entanto, Beleza oculta consegue surpreender mesmo assim com seu final. O final guarda duas revelações ótimas e que pega o telespectador quase que desprevenido.
Ainda que Beleza oculta seja previsível, meio pobre de novidades, ele funciona, porque é sensível de um jeito clichê e suave. O filme fala sobre depressão de um modo contundente, sobre o luto e sobre a renovação da vida, o que convence por trazer mensagens bonitas para vidas, às vezes, tão tribuladas. O filme também fala sobre como é frágil o fio que nos liga aos outros e que todos estamos conectados de algum jeito, ou seja, não estamos todos sozinhos.
Nada está morto se você olhar direito.
Eu amo todos os files com o Will, se ele está no elenco não tem como o filme ser ruim. Esse eu ainda não conhecia, parece ser muito bom e acho que eu gostaria dele
ResponderExcluirAcho que entendo quando você diz que mesmo que não perfeito, a ideia do filme foi passada. Assisti esse filme e me senti profundamente tocada por ele. Gostei muito de saber sua opinião e descobrir que as nossas são semelhantes
ResponderExcluirAcredita que eu não lembro se já assisti ou não esse filme? Lendo a sua resenha me peguei pensando em um final que, acredito, seja do filme, mas ao mesmo tempo percebi que não lembro do enredo em si, o que torna tudo ainda mais estranho. Mas, enfim. Eu gosto muito do Will Smith e vejo grande potencial em seus filmes, e acho que mesmo sendo um filme com muitas frases feita para causar esse efeito ainda parece ser uma história que deve ser assistida e apreciada.
ResponderExcluirwww.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Oiii Nina
ResponderExcluirEu gosto desse jeitinho clichê do filme, pra mim a fórmula funciona bem mas no momento ando bem desligada de filmes ou séries, sabe quando a gente cansa? Acho que são tantas coisas na cabeça que não consigo mais me concentrar. De qualquer maneira achei a dica bacana, apesar dos pontos negativos, só fica o receio por ser previsível, mas... quem sabe pa mim acaba tendo um efeito bom. Vou anotar a dica, adorei o elenco.
Beijos, Alice
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que normalmente não tenho muita paciência para esses filmes que parecem ser muito filosóficos, mas se apoiam em muitas frases de efeito e clichês. No entanto, comecei a assistir esse e estava gostando. Não consegui terminar ainda, mas quero continuar, ainda mais com seus comentários sobre o final. Quero saber quais revelações são essas.
Adorei o post e conhecer sua opinião sobre o filme. Que bom que, mesmo não sendo tudo que você esperava, ainda conseguiu extrair mensagens e gostar do filme.
Beijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto de assistir aos filmes do Will Smith, ele é carismático e normalmente os seus filmes são bem legais. Confesso que ainda não assisti "Beleza oculta", mas gosto de filmes reflexivos, filosóficos, filmes que aguçam a nossa mente.
Abraço!
Olá,
ResponderExcluirNão me importo geralmente com clichês (se são bem usados) mas tenho uma leve impressão que ficaria entediada vendo o filme rs Ando bem entediada vendo filmes desta temática, mas a história em si talvez eu curtisse se fosse em outro formato.
Debyh
Eu Insisto
Olá
ResponderExcluirEu também esperava por demais desse filme, mas foi uma tremenda decepção e das grandes.
Um elenco de peso, entretanto com um roteiro fraco e frases que parecem de caminhão ou de autoajuda.
Beijos
Tenho certeza que esse filme é emocionante adorei sua dica sobre ele e anotei para assistir em breve, percebi a profundidade do assunto abordado na produção e sinto que irei gostar.
ResponderExcluirparece ser um filmão!
ResponderExcluircoonfesso que nao conhecia, nunca tinha ouvido falar, mas amo indicações de filmes e ja adicionei ele na minha lista, adoro frases de efeito