Querido Ex: nem todo amor é bonito
Vamos ao último post do Novembro Negro?
Comprei Querido Ex, do Juan Jullian, há algum tempo e estava esperando um bom momento para lê-lo. A leitura foi uma ótima surpresa.
Comprei Querido Ex, do Juan Jullian, há algum tempo e estava esperando um bom momento para lê-lo. A leitura foi uma ótima surpresa.
Título: Querido Ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)
Autor: Juan Jullian
Editora: Transversal
Páginas: 126
Ano: 2019
★★★★
Querido ex é todo epistolar e foi isso que me chamou atenção. Temos um garoto negro escrevendo cartas ao ex-namorado, refletindo sobre o relacionamento, especialmente. A partir desse relacionamento, o leitor vai conhecendo mais sobre o protagonista: seus gostos, suas ambições e sua saúde mental. Fica evidente que ele não superou o ex e que isso o está afetando.
O livro fala de uma maneira aberta e construtiva sobre relacionamento abusivo. O protagonista sofre a maioria das formas de agressão, especialmente a psicológica. O leitor, a partir dessas agressões, também reflete sobre racismo e desigualdade social.
Apesar de o livro ter um tema pesado, é bem humorado, pois utiliza muitas referências pop sobre seriados, filmes e músicas. Isso trouxe uma leveza, mas também achei exagerado. O livro exagera demais nas referências e isso acabou me cansando ao longo da leitura, mas com certeza é uma forma de aproximar o leitor, também.
De certa maneira, eu achei forçado o abuso que o protagonista sofre, porque parece que o autor simplesmente colocou todos os estereótipos dos abusadores no livro. O abuso não me convenceu completamente, justamente por parecer um compilado de informações jogadas ao longo das cartas. Ainda assim, isso faz sentido com a trama e com as memórias do protagonista.
O que certamente me pegou foi o final. Eu não estava preparada para ele e sequer o imaginava! Com esse final, o livro dá outra guinada: oferece, mais uma vez, a realidade, mas de uma forma mais natural.
De maneira geral, o livro foi ótimo para passar o tempo e refletir sobre quão perturbada está a nossa sociedade. Com certeza, o leitor cresce junto com o protagonista. Querido ex é uma trama que pega na ferida de muitas pessoas reais, o que dá a ele um caráter verdadeiro e atual.
~
Love, Nina :)
Olá, Nina!
ResponderExcluirEu fico contente que o livro te surpreendeu e foi uma leitura satisfatória, mas sobre a sociedade ser conturbada, acho que é algo endêmico e digo isso historicamente. Apenas mudam os tempos e os problemas também vão mudando ou aumentando e dou como exemplo o racismo e desigualdade social, isso vem desde antes de Cristo e apenas não tinha essa conotação/classificação.
Abraço!
Olá, tudo bem? São muito bons e importantes esses livros que nos fazem refletir sobre a nossa própria realidade. Parece ser uma leitura muito bacana, pelo o que tu disse, então super quero ler. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi Nina.
ResponderExcluirPela sua resenha o livro para ser ótimo. Eu fiquei bem curiosa para lê -lo por causa do assunto abordado e tenho gostado deste tema ultimamente. Obrigado pela dica. Surpreendeu.
Bjos
Caramba, Nina! Eu fico feliz quando um livro chega nos finalmentes, dá uma invertida, e pega a gente "com as calças nas mãos". Pelo estilo da leitura, não acho que eu chegue a ter vontade de lê-lo. Mas, gostei de conhecer sua opinião sobre a obra.
ResponderExcluirBeijocas
Carol, do Coisas de Mineira
Que demais! Não conhecia o livro. Mesmo sabendo que vou me incomodar com o tema, fiquei com vontade de ler - ainda mais tendo uma narrativa leve. Adicionei nos desejados <3 Acredito que - depois de ver sua ressalva - eu me incomode com o mesmo ponto hahaha, mas vamos que vamos
ResponderExcluirbeijos
Sai da Minha Lente
Pela capa, esperava algo mais leve, não imaginava ser epistolar, foi uma grata surpresa essa resenha porque acreditava ser um romance adolescente e gosto de saber que mesmo tratando de algo pesado, o humor se faz presente na obra. Também não conhecia a editora Transversal, vou pesquisar mais.
ResponderExcluirOi Nina, tudo bom! Fico feliz em conhecer mais blogs como o seu, falando sobre livros das minorias. Sua resenha me deixou entusiasmada para conhecer esse livro, porque é a primeira história sobre um romance LGTB onde o protagonista é negro, que eu conheço. Preciso ler imediatamente! Essa história mostra que o relacionamento abusivo acontece, não importa se o casal é heterossexual ou LGTB.
ResponderExcluirBeijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi Nina, tudo bom! Fico feliz em conhecer mais blogs como o seu, falando sobre livros das minorias. Sua resenha me deixou entusiasmada para conhecer esse livro, porque é a primeira história sobre um romance LGBT onde o protagonista é negro, que eu conheço. Preciso ler imediatamente! Essa história mostra que o relacionamento abusivo acontece, não importa se o casal é heterossexual ou LGBT.
ResponderExcluirBeijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi, eu tenho esse livro em e-book mas ainda não li. Gostei de conferir sua opinião sobre ele, excesso de referências é algo que também poderia me incomodar, mas acho bem interessante o fato de ele ser epistolar.
ResponderExcluirOi, Nina, tudo bem?
ResponderExcluirEu não tinha me interessado muito por esse livro, mas lendo a sua resenha e podendo conhecer um pouco sobre a premissa eu até que fiquei curiosa. Parece ser um livro cheio de mensagens e gosto disso nas leituras. Espero poder ler em breve
Ainda não tive chance de ler esse livro, mas vendo sua resenha, parece uma obra bem intensa. Gosto quando os autores conseguem abordar questões difíceis de lidar de forma mais descontraída. Isso faz com que a gente leia de uma forma mais leve. Quem sabe eu dê uma chance à obra.
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura