TOP 5: Petals for armor

maio 16, 2020
Mais um TOP 5 sobre um álbum por aqui, dessa vez para falar das cinco músicas que mais gostei do álbum solo da cantora Hayley Williams, vocalista do Paramore: Petals for armor.

"Simmer" foi a primeira que foi divulgada, há três meses. Desde então, eu tenho ficado de olho nos lançamentos e, quando o álbum foi oficialmente estreado, no início deste mês, eu corri para ouvi-lo completo.


Raiva é o que deu o ponta pé inicial neste projeto. Ainda que Hayley nunca tivesse tido a intenção de fazer algo solo, ela se viu impelida a escrever sobre seus sentimentos durante as sessões de terapia que começou. Este álbum traz muitas explicações sobre sua saúde mental, por exemplo. Se em After Laughter o público achou que a cantora já estava se expressando diferente, falando sobre crises de depressão e ataques de pânico, Petals for armor dá uma visão mais completa de seu estado, especialmente depois da separação do ex-marido. 

Eu tenho acompanhado muitas entrevistas dela, ultimamente, que oferecem explicações sobre coisas muito veladas de seu passado, como as relações com os amigos de banda e ex-integrantes. E, claro, também sobre sua relação com o ex-marido, que são o centro deste álbum. A partir de muita terapia, dá para entender que a cantora está se reconstruindo a partir de uma feminilidade que lhe negaram no início da carreira, por motivos estritamente machistas, e a partir de um autoamor que ela nunca entendeu até então. 

Acompanhar essa evolução de Hayley me faz perceber quanto ainda precisamos falar sobre saúde mental. Às vezes nos deixamos levar pelas situações, sem perceber que não temos mais o controle delas e que, por mais que finjamos, elas começam a nos machucar de uma forma que, se não houver ajuda, é muito autodestrutiva. 

Em Petals for armor, conhecemos traumas adquiridos e herdados da cantora, que conta que 15 faixas. De modo geral, não pense que ouvirá um álbum parecido com os do Paramore. Não tem nada de rock nele, tem muita coisa eletrônica, funk e outros elementos que o diferenciam da voz do Paramore.

Dead horse
Essa música fala essencialmente sobre depressão - amo demais o prelúdio com o Alf latindo haha - e, apesar do tema, a melodia dela não é triste ou melancólica, é mais pra cima e, justamente por isso, é a minha preferida do álbum. 

Foi legal da minha parte tentar (bem legal que eu ainda esteja viva)


Over yet
A primeira vez que ouvi essa foi antes do lançamento oficial, quando vi o clipe e, automaticamente, a ideia de alguém fazendo exercícios cantando essa música foi algo totalmente inesperado para mim, o que inclusive me fez gostar tanto dela. Ela é muito animada o tempo todo. Amo demais a primeira estrofe dela, é poderosa e fala de resistência. 

Se há resistência te deixará mais forte, não é o fim.

Roses/lotus/violet/iris
O início dela tem um agouro tenso, mas eu gosto muito da mensagem dela sobre autocuidado. O que mais gosto da música é, definitivamente, o refrão, acho-o muito marcante, apesar de não ser alegre. As batidas da bateria são mais suaves, o que casam com a melodia.

Eu mesma era uma mulher murcha, sonolenta em um quarto escuro, esqueci minhas raízes, agora me veja florescer


Why we ever
Essa é a única balada do álbum e, apesar de tudo, posso vê-la num álbum do Paramore. Gosto dela justamente por causa da melodia mais lenta. Essa música reflete mais um passo de reestruturação emocional, fala de esquecimento e de certa culpa.

Youtube
Eu tento replicar nossos movimentos na minha mente


Pure love
Gosto demais do primeiro verso, que diz "o oposto do amor é o medo". A música vai se encaminhando para uma batida mais animada e marcante conforme a primeira estrofe acontece e o refrão é muito leve e alegre. Por ela ser para cima, é uma das minhas preferidas também. 

Acho que devo limpar esses punhos sangrentos, se estiver tudo bem


Outras músicas do álbum que eu amo demais: Simmer, Watch me while I bloom e Crystal clear.


Dá para conferir as explicações de cada uma das canções aqui nesta entrevista
e ouvir o álbum AQUI

~

Confira outros TOP 5 musicais:

Love, Nina :)

5 comentários:

  1. faz tempo que não acompanho nada de hayley mas agora você falando do album novo fez sentido um amigo meu usando o nick de ''petals for armor'' e já quero ouvir, parece algo mais maduro da hayley.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, tudo bem?

    After Laughter é o meu album favorito dos últimos tempos. Acho que devido a facilidade de se identificar com o que está acontecendo com a Hayley. Eu não estou acompanhando tanto assim o cenário musical e sua carreira solo, mas fiquei mais animada depois de ler sua analise por aqui. Vou procurar também as entrevistas dela, gosto muito desde os 14 anos hehehe.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina.

    Não sabia deste álbum solo da vocalista do Paramore. Eu gosto de algumas músicas da banda. Vou ouvir as músicas que você mencionou com mais calma. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu nunca fui lá muito fã de Paramore, o que, automaticamente, não me fez acompanhar a carreira da Hayley, seja com a banda ou solo. Mas gostei de saber sobre os temas que ela aborda em seu novo álbum, pois acredito que ainda precisamos de pessoas que falem sobre essas coisas, isso em qualquer tipo de mídia. É ótimo ver que de certa forma ela parece estar melhor e espero que o álbum toque muitos corações por aí.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Nina

    Eua chei bacana essa diferenciação do estilo do Paramore, o solo da Hayley me chama muito mais a atenção, eu gosto da voz dela e saber que as músicas revelam/relatam as lutas que ela te passado faz a gente olhar e ouvir com outros sentimentos, com mais empatia. Os temas abordados são tão necessários e atuais, vou buscar algumas destas músicas para ver se gosto.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pelo comentário, mas, para evitar passar vergonha na internet, por favor, não seja machista, LGBTQAfóbico(a), ou racista. O mundo agradece :)

Qualquer preconceito exposto está sujeito à remoção.

Editado por Alice Gonçalves . Tecnologia do Blogger.